São coloridas e originais Ford Transit por fora, sofisticadas e recheadas casas móveis por dentro. Chama-se The Getaway Van e é um novo negócio de aluguer de mini autocaravanas "low cost", com sede no Porto, que quer revolucionar o caravanismo e conquistar novos públicos para esta “aventura”.
Fazer campismo foi durante anos uma prática comum na família Ferreira. Mas à medida que os miúdos cresciam, os hotéis foram ocupando esse espaço e empurrando as férias aventureiras para plano b. Graça e Abílio Ferreira, os pais, iam prometendo regressar à origem um dia: “Ele dizia sempre que um dia havíamos de comprar uma carrinha e viajar. Mas a determinada altura pensamos ‘mas por que é que a gente vai comprar uma carrinha? E se fizéssemos uma frota de carrinhas e tivéssemos uma disponível sempre que quiséssemos?’.”
Dito e feito. A 3 de Setembro — dia de aniversário de Abílio Ferreira — a The Getaway Van foi oficialmente constituída: os pais como gerentes, o filho Paulo Sá, da empresa Purple Matter, como criativo, responsável, entre outras coisas, pela ilustração das seis carrinhas da empresa.
Não é um negócio completamente inovador. Em Portugal, há três empresas a alugar mini-autocaravanas: uma em Peniche, uma em Lisboa e outra no Algarve. A The Getaway Van é a primeira a instalar-se no Norte. Mas não é só por isso que quer diferenciar-se: “O nosso 'pack base' que não tem nada a ver com os outros 'packs'. Fazemos questão de incluir a grande maioria das coisas no preço inicial: internet, GPS, via verde, sacos cama, toalhas, trem de cozinha, fogão, sanita, frigorifico...”, disse ao P3 Graça Ferreira, que até domingo está a mostrar três das carrinhas no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, no Porto.
Entrar nestas mini-autocaravanas é, efectivamente, a melhor forma de entender o espaço. A carrinha leva confortavelmente quatro pessoas, podendo o banco do passageiro da frente rodar para trás para conversas mais intimistas. Há, entre os bancos da frente e de trás, a possibilidade de levantar uma mesa, para jantares ou convívios. Logo ao lado, uma bancada onde surge o lava-loiças, uma fogão eléctrico, móveis com arrumação e uma sanita química. E depois há um mini-frigorifico, cofre, painel solar, depósitos de água e resíduos, sistema GPS, wi-fi. Em formato “noite”, a carrinha disponibiliza duas camas de casais, posicionadas como beliches.
“Estamos quase a virar um hotel de luxo, até deixamos um 'kit' de boas vindas [com shampoo, gel de banho, gilete e outras coisas que os hotéis disponibilizam]”, café, saleiro, pimenteiro, guardanapos... Não sei onde isto vai parar”, brinca Graça Ferreira.
"'Low cost' com requinte"
“Não sei se vamos chegar aí, mas quando lançámos a empresa a minha ideia era que o cliente encomendasse tudo o que quisesse e, quando chegasse, ter tudo. Caviar se quiser. Acho horroroso chegar a um sítio e ir logo para o supermercado, já não dá vontade de começar as férias.” A The Getaway Van quer oferecer “um produto 'low cost' com requinte” e fazer dos turistas estrangeiros que chegam ao Porto a grande aposta, “não pondo de lado os nacionais”.
Além do "pack base", a empresa disponibiliza uma extensa lista de materiais e serviços para alugar separadamente, com preços que variam entre os três e os 15 euros: mesa e quatro cadeiras para o exterior, duche solar portátil, pranchas de surf, bicicletas (que têm suporte na carrinha), carrinhos e cadeiras para bebés, leitor de DVD, câmaras Go-Pro, entre outros.
A empresa estabeleceu ainda algumas parcerias para aumentar o leque de serviços. Quem não dispensar o ginásio mesmo em altura de férias, pode aderir ao “The Getaway Fitness Card”, que permite frequentar ginásios Solinca em todo o país; os amantes do surf e outros desportos aquáticos têm à disposição o “The Getaway Surf Card”; e quem quiser uma dose extra de conforto pode aderir ao “The Getaway Camping Card” e ter descontos em vários parques de campismo.
Os preços do aluguer variam entre os 75 e os 125 euros por dia, dependendo da época do ano, e até ao final de 2014 há uma campanha promocional que dá 15% de desconto em todos os alugueres. As carrinhas Ford Transit adquiridas pela empresa portuense são o mais recente modelo da marca americana, pagam categoria 1 na auto-estrada, têm 125 cv e um gasto médio entre os oito e os nove litros aos 100.
Abílio Ferreira e Paulo Sá já falam em aventurar-se na aquisição de mais três carrinhas para a frota, mas Graça Ferreira quer passos pequenos. “Queremos expandir e ter mais serviços, mas o primeiro ano é para prospecção de mercado.”