CRAV e RC Montemor não cumpriam o RGC anterior
Segundo os regulamentos em vigor na última semana de Julho, apenas equipas com escalão de Sub-23 podiam disputar a Divisão de Honra
A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) procedeu na última semana de Julho a alterações ao Regulamento Geral de Competições 2014-2015 (RGC), tendo Carlos Amado da Silva, presidente da FPR, justificado através de um email enviado aos clubes e de um comunicado publicado no site da federação que não havia “qualquer razão para novas preocupações”, visto terem sido “introduzidas pequenas alterações que em nada alteram a substância do Regulamento”. Porém, segundo o RGC que estava em vigor até há cerca de três semanas, CRAV e RC Montemor não cumpriam o ponto 4 do Artigo 15º (Inscrição de equipas) do Capítulo IV do mesmo.
Segundo o RGC 2014-2015 enviado aos clubes com a data de 31 de Janeiro de 2014, os “clubes que inscrevam equipas na Divisão de Honra deverão obrigatoriamente apresentar equipas em pelo menos um dos dois escalões dos sub-16 ou sub-18 e ainda no sub-escalão sénior, sendo que, caso o não façam, trocarão a sua posição naquela competição com o Clube ou Clubes melhores classificados na época anterior da divisão imediatamente inferior e que preencham estes requisitos”. Esses requisitos não eram cumpridos pelo CRAV e pelo RC Montemor, que não se inscreveram no sub-escalão sénior (Sub-23) para a temporada 2014-15.
Dessa forma, os minhotos e os alentejanos podiam ser obrigados a ceder o lugar no principal escalão a um clube da I Divisão que preenchesse esses pressupostos, sendo que em 2014-15 o Sporting cumprirá à risca essas formalidades: tem uma equipa de Sub-16 e de Sub-23 inscrita.
Porém, na última semana de Julho, a FPR alterou o regulamento que diz agora que os clubes da Divisão de Honra devem “apresentar equipas em pelo menos dois dos três escalões de sub-16, sub-18 ou sub-escalão sénior”, o que coloca um ponto final na obrigatoriedade de inscrever uma equipa de Sub-23.
A FPR reconheceu que “poderia ter informado directamente os Clubes destas pequenas ‘alterações’ não o tendo ainda feito por pretender fazê-lo conjuntamente com os Regulamentos Específicos, depois da reabertura dos Serviços da FPR numa altura em que os Clubes já estarão em actividade e, consequentemente, mais disponíveis para receber a informação”.
Apesar das justificações federativas, um dirigente de um clube da Divisão de Honra, que preferiu não se identificar, afirmou ao P3 Râguebi que é “grave que nem sequer haja a data da última alteração, ou seja não se sabe quando foi produzido este regulamento”. “Para mim parece-me que a federação sabia que este ponto podia levantar problemas com a inscrição do RC Montemor e do CRAV e alterou às escondidas para não haver mais polémicas”, concluiu o mesmo responsável.
Lourenço Fernandes Thomaz é da mesma opinião. O presidente do CDUL acha “muito estranho uma alteração tão em cima do prazo, não tendo a certeza se esse mesmo prazo já não estaria ultrapassado”. “Não temos nada contra o CRAV ou o RC Montemor, mas esta é mais uma trabalhada que vem no seguimento da trabalhada da desistência do Caldas RC. Segundo os regulamentos que existiam, o CRAV e o RC Montemor não cumpriam as exigências para entrar na Divisão de Honra, visto não terem Sub-23”, sublinha.
Contactada pelo P3 Râguebi, fonte da FPR explicou que tudo se deveu a um “erro do redactor”. “Não faz sentido que se esteja a exigir as três equipas. Era uma irrealidade neste momento. O ‘ainda’ nunca lá devia estar.” A mesma fonte garante que os prazos foram cumpridos: “Em qualquer altura se pode fazer a alteração desde que não seja a meio da competição.”