Sentri é o guardião de uma casa inteligente
Uma equipa de jovens dos EUA desenvolveu uma gadget que democratiza os sistemas de segurança domésticos. O Sentri funciona com o apoio de uma "app" e é personalizável. Campanha de crowdfunding já angariou mais de 330 mil dólares
Se tivermos um Sentri, a partir do momento em que saímos de casa deixamos uma máquina, semelhante a um iPad, a tomar conta das nossas coisas — e até dos nossos animais. Este aparelho, pensado transformar uma casa normal numa casa inteligente, dá ao utilizador “uma visão de 360 graus”, monitorizando padrões físicos e de segurança e comunicando com um smartphone.
O Sentri usa uma câmara de vídeo HD e um detector de movimento — semelhantes aos que se podem encontrar noutros sistemas de segurança —, além de “um conjunto de sensores que medem e mostram a temperatura da tua casa, os níveis de humidade e a qualidade do ar”, pode ler-se na descrição presente na campanha de crowdfunding que os seus criadores lançaram no Kickstarter. Nesta plataforma, os jovens baseados em São Francisco, nos Estados Unidos da América, pediram 200 mil dólares (147 mil euros); a três dias do fim da mesma já tinham angariado mais de 335 mil (cerca de 250 mil euros).
A aplicação que acompanha o gadget é compatível com smartphones iOS e Android e notifica o utilizador sempre que algo de anormal acontece em casa. E isso pode ser a entrada de um intruso, o aumento da temperatura (dar ordem para fechar as persianas, ligar o ar condicionado ou até fazer uma chamada para as emergências são opções possíveis a partir da “app”), uma lâmpada que ficou acesa por esquecimento ou uma porta destrancada. Tudo controlável à distância.
Outra das funcionalidades do Sentri pisca o olho a quem tem animais de estimação e passa muito tempo longe deles. É que o aparelho pode ser colocado em qualquer lugar (desde que tenha ligação à electricidade), inclusive a baixa altura para poder abarcar, com a sua câmara que transmite em tempo real, o cão ou o gato lá de casa.
Este que é o primeiro produto desenvolvido pela equipa de engenheiros e designers é o resultado de 13 meses de investigação. O sucesso da campanha “Sentri: bem-vindo a uma casa inteligente” fez com que o modelo mais simples do produto esgotasse em poucos dias. Por 249 dólares (cerca de 183 euros) é possível adquirir a versão clássica, que pode ser personalizada (há 7 cores disponíveis), através da campanha. Quando estiver à venda, o preço deve subir para os 349 dólares (cerca de 256 euros).