Saldo muito positivo para Portugal em Brive
A selecção nacional terminou a segunda etapa do Women Grand Prix Series no sexto lugar
Depois do histórico quarto lugar em Moscovo, Portugal concluiu a prestação no Women Grand Prix Series de 2014 com um honroso sexto lugar em Brive. No último dia da prova, a equipa feminina portuguesa venceu a Itália, mas foi derrotada pelas fortes selecções da França e da Inglaterra.
Se há uma semana, em Moscovo, o quarto lugar tinha surpreendido o râguebi feminino europeu, desta vez, em Brive, a prestação nacional confirmou a evolução de Portugal, que conseguiu intrometer-se na luta pelos primeiras posições na elite europeia.
Após garantiu o segundo lugar no Grupo C no primeiro dia, com duas vitórias (Irlanda e Bélgica) e uma derrota (Holanda), a equipa comandada por João Catulo tinha pela frente uma missão quase impossível nos “quartos” da CUP: derrotar a França na sua própria casa.
E se em Moscovo Portugal tinha alcançado a proeza de afastar as francesas na mesma fase da prova, desta vez as gaulesas, com o factor casa a seu favor, não cederam e venceram a equipa nacional por 26-0.
Afastada a hipótese de repetir um lugar nos quatro primeiros, Portugal defrontou a Itália na luta pelo quinto posto e voltou a mostrar qualidade, batendo as transalpinas por 14-7. Com o Top-6 garantido, a selecção nacional despediu-se do WGPS 2014 com mais um duelo de nível de dificuldade máximo.
No jogo de atribuição do 5.º e 6.º lugar, Portugal defrontou a Inglaterra, as vencedoras da etapa moscovita, e as britânicas mostraram ser mais fortes, triunfando por 14-0, apesar da excelente réplica e atitude da formação nacional que nunca deixou de lutar pela vitória.
Com este resultado, Portugal terminou o WGPS 2014 na quinta posição, em igualdade com a Espanha que também somou um quarto e um sexto lugar. A Rússia (segunda classificada em Moscovo e em Brive) sagrou-se campeã europeia.