Os projectos Calligraphy Practice, Viral, WESO, Beesweet, Casas em Movimento, Fahr 021.3, Origama, Lumicroma, Sensorial Fit e Boox são os finalistas do Prémio Nacional das Indústrias CriativasSuper Bock/Serralves (PNIC) de 2014. Será deste grupo de dez que sairá o vencedor do prémio, a anunciar em Outubro no Super Bock Laboratório Criativo.
No total concorreram 285 ideias de negócio, distribuídas “quase equitativamente pelas quatro categorias”: Conteúdos e Novos Media, Música e Artes do Espectáculo, Turismo e Património e Arquitectura e Artes Visuais.
Calligraphy Practice, que se insere na primeira categoria, é um software de desenho para iPad, “que proporciona uma forma fácil, intuitiva e lúdica de praticar caligrafia”, pode ler-se em comunicado do PNIC. Na mesma categoria está Viral, “a agenda de eventos mais completa, actualizada e intuitiva de Portugal” que reúne a informação cultural dispersa na web.
Na segunda secção, Música e Artes do Espectáculo, apenas um finalista. A WESO (Western European Symphony Orchestra) apresenta-se como “uma orquestra especializada na gravação de bandas sonoras para a indústria cinematográfica internacional”. Também solitário numa categoria — desta feita, Turismo e Património — está Beesweet, uma nova linha de produtos “onde o mel é protagonista e cujas aplicações vão desde o consumo directo até à incorporação em pratos gastronómicos”.
Arquitectura e Artes Visuais é a última categoria, com seis projectos finalistas. O Boox é uma “caixa/moldura em acrílico” projectada para exibir livros ou revistas e o Casas em Movimento consiste numa “solução de arquitectura sustentável” com casas que interagem e reagem ao meio ambiente. Fahr 021.3 é um projecto criativo colaborativo que cria desenvolve conceitos de “arquitectura comunicativa” e Origama apresenta “uma toalha de praia, uma cadeira e uma espreguiçadeira num objecto de fácil transporte”. O 9.º finalista é Lumicroma, uma gama de produtos para reprodução de imagem fotográfica, e, por último Sensorial Fit, uma linha de vestuário funcional e terapêutico, para crianças com necessidades especiais.
Depois de os dez finalistas terem sido anunciados pelo júri do PNIC, o concurso entra numa nova fase: todos vão poder participar num workshop de empreendedorismo criativo para o desenvolvimento do modelo de negócio. Além de receber 25 mil euros, o vencedor vai representar Portugal na Creative Business Cup. Desde o lançamento do PNIC, em 2009, mais de 60 projectos portugueses foram apoiados e 140 empregos criados.