As Festas de Lisboa voltam a apelar à criatividade e a perguntar a todos, sem excepções: “Que sardinha és tu?” O concurso repete-se pelo quarto ano consecutivo e premeia sete sardinhas desenhadas pelo público, criações que irão protagonizar as campanhas publicitárias em Junho. O autor do trabalho vencedor ganha um prémio no valor de dois mil euros.
Os autor poderá enviar no máximo três propostas de sardinhas “personalizadas” até às 18h do dia 7 de Março. As candidaturas devem ser feitas online através do site oficial das Festas de Lisboa, onde se encontra também o regulamento do concurso.
As campanhas de comunicação dos arraiais lisboetas são, desde 2003, associadas à recriação da imagem da sardinha tradicional portuguesa, feita por designers e artistas plásticos. Desde 2011, o concurso passou a ter uma dimensão universal, com mais de 12 mil sardinhas enviadas por autores de diversos países.
Os vencedores do concurso serão conhecidos até ao dia 15 de Maio, no mês que antecede as actividades culturais e recreativas das Festas de Lisboa. Como demonstram as edições anteriores, os limites à liberdade esgotam-se apenas na silhueta da sardinha, com formas que vão desde a sardinha de saltos altos à sardinha que se transforma em avioneta.