Bicicletas já são um quarto do tráfego na hora de ponta de Londres

Novo estudo da Transport for London revela que 24 por cento de todos os veículos contabilizados na zona central da cidade inglesa, durante a hora de ponta matinal, são bicicletas

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Duncan/Flickr

Os dados do “Central London Cycling Census”, elaborado pela Transport for London (TfL), mostram como as bicicletas estão a assumir um papel relevante na zona central da capital britânica, aproximando-se dos valores de Amesterdão (cidade onde as biclas representam cerca de 40 por cento do tráfego total).

No pico de trânsito entre as 7 e as 10h00, 24 por cento dos veículos que circulam pelas principais estradas de Londres são, agora, bicicletas. Durante todo o dia, entre as 6 e as 20h00, as bicicletas chegam a representar 16 por cento do tráfego total e, em algumas das principais artérias da cidade, na hora de ponta matinal, as bicicletas chegam a ser 64 por cento dos veículos.

Na London Bridge, assim como em outras pontes (caso das de Waterloo e Blackfriars), os ciclistas chegam a ser metade do total de condutores. Já na ponte de Southwark, no mesmo período, as bicicletas representam 62 por cento de todo o tráfego. Nestas quatro pontes, as biclas são o tipo de veículo singular mais numeroso, chegando mesmo a ultrapassando os carros.

Durante o dia, mais de nove mil ciclistas chegam a atravessar a London Bridge: por hora passam, em média, 660 biclas ou onze por minuto (em ambas as direcções).

Londres vai investir em ciclovias

Na rotunda de Elephant & Castle, o número de ciclistas ultrapassa os 2700, da parte da manhã, numa média de 903 por hora ou 15 por minuto — só na direcção Norte. Os dados excluem os ciclistas que usam a “Cycle Superhighway” em torno de Elephant & Castle, pelo que os números devem ser ainda mais elevados.

Para Andrew Gilligan, o comissário do “mayor” de Londres para o ciclismo, estes números “explicam o porquê de o ‘mayor’ estar a investir 913 mil libras numa ampla rede de medidas para apoiar o ciclismo, incluindo a maior ciclovia urbana substancialmente separada na Europa”.

O levantamento foi feito manualmente em 164 locais diferentes no centro de Londres, num período de duas semanas em Abril de 2013, nos dias úteis.

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