Michael Donauer, investigador da Universidade do Porto, foi recentemente distinguido com o Best Paper Award na conferência internacional Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM 2013). Michael é estudante do Programa Doutoral em Líderes para Indústrias Tecnológicas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no âmbito do programa MIT Portugal.
O trabalho de investigação que lhe valeu o prémio passou pela criação de uma ferramenta capaz de facilitar e aperfeiçoar constantemente os processos de fabrico. Basicamente, identifica as causas de não-conformidade em ambientes de produção industrial em massa — onde habitualmente existem grandes quantidades de informação de forma pouco organizada, que podem dificultar o processo produtivo.
Durante o trabalho de pesquisa, Michael realizou um estágio numa empresa do sector automóvel. Os resultados obtidos permitiram a elaboração e uma solução à medida das necessidades da empresa, que depois poderia ser aplicada pelos engenheiros de qualidade, de forma a optimizar procedimentos.