O festival de música Optimus Primavera Sound, que decorre entre a próxima quinta-feira e sábado, vai ter no seu recinto "a fast food à portuguesa", servida por algumas das mais características casas do Porto, como a Badalhoca. As sandes de pernil do Guedes, as francesinhas da Cufra, os biscoitos da Ribeiro ou as bifanas da Conga vão poder ser degustadas no recinto do Parque da Cidade, no evento que inaugura a temporada dos grandes festivais em Portugal.
Já as famosas sandes de presunto da Badalhoca só vão poder ser consumidas no espaço VIP. Acácio Zuzarte, um dos donos da casa, disse à agência Lusa que as sandes estarão à venda a "pouco mais de 1,60 euros" e que os presuntos, oriundos da zona de Castelo Branco, vão estar expostos e pendurados "num espaço, que pretende retratar o ambiente típico de um tasco".
José Barreiro, um dos directores do festival, explica que, "depois da primeira edição, com tantos estrangeiros, com tão bom ambiente, com tanta gente diferente", quiseram "mostrar um bocadinho daquilo que o Porto tem de melhor" e lançaram "o desafio a algumas das casas mais típicas e mais emblemáticas do Porto no que respeita a petiscos".
Os organizadores quiseram "uma coisa diferente, mostrando que é possível que, num festival, além dos habituais hambúrgueres e cachorros quentes, também esteja a fast food portuguesa".
O problema deste "ovo de Colombo" é que "dá muito trabalho" segundo José Barreiro, já que teve que ser a organização a convidar negócios que são muitas vezes de cariz familiar e "a investir para preparar estruturas para que existam todas as condições".
Paulo Pereira, um dos responsáveis pelo restaurante Cufra, afirmou que o objectivo desta parceria é "divulgar os produtos típicos da cidade" e prepara-se para vender francesinhas com bife, a 13 euros, e tripas servidas em pratos ligeiramente mais pequenos que vão rondar os seis euros.
Vinhos dos Douro Boys
Já para a Padaria Ribeiro, o grande desafio no Optimus Primavera Sound será "aprender a estar num espaço e contexto diferentes", afirmou um dos responsáveis Vítor Brandão. Para isso, o responsável seleccionou cerca de 15 produtos "emblemáticos" da empresa para vender no festival a preços 20% mais caros que os habitualmente praticados nas lojas. Nos salgados, constarão empadas de vitela e frango, pastéis-de-chaves, croquetes e bola de carne. Já nos doces apostaram nas embalagens de biscoitos, no pastel de nata, na tarte de amêndoa e de maracujá.
O festival, que vai poder voltar a contar com os vinhos do Douro dos Douro Boys, um sucesso na edição do ano passado, terá ainda as tapas da Quinta dos Fumeiros, de Ponte de Lima, e os restaurantes vegetarianos Naikité e Essência.