É uma baixa de peso nos cartazes do Optimus Primavera Sound e Primavera Sound. Sixto Rodriguez cancelou as actuações previstas para o Porto (31 de Maio) e Barcelona (25 de Maio), anunciou esta sexta-feira a organização.
"Depois de muitos meses em digressão, Rodriguez viu-se obrigado a tomar a difícil decisão de cancelar e reagendar a primeira semana da tour europeia com o objectivo de preservar a sua saúde e energia, de modo que não poderá actuar no Primavera Sound", refere o comunicado emitido pelo artista.
O cantautor, ressuscitado graças a uma mítica odisseia narrada no documentário "Searching for Sugarman" (Óscar de Melhor Documentário), anunciou, no entanto, que dará um concerto a 8 de Julho, no Poble Espanyol, em Barcelona.
De acordo com a organização, os portadores de bilhete diário para 25 de Maio, em Barcelona, ou 31 de Maio, no Porto, que após este cancelamento já não queiram marcar presença no festival, podem trocar esse bilhete diário por uma entrada no concerto de 8 de Julho, em Barcelona. Para isso, devem enviar um e-mail para portal@primaverasound.com com o assunto "Concerto de Rodriguez" entre segunda-feira, 20 de Maio, e sexta-feira, 24 de Maio.
"Uma vez terminado o prazo, irão receber um bilhete que deverá ser apresentado no dia do concerto [de 8 de Julho] juntamente com o bilhete diário do festival correspondente [Porto ou Barcelona]. No caso do bilhete diário ter sido usado para aceder ao festival, não será permitido o acesso ao concerto", revela a organização. O reembolso dos bilhetes não será garantido.
Em Barcelona, cabe aos Chucho a ingrata tarefa de ocupar o espaço deixado vago por Rodriguez. Em breve, será anunciado o substituto para o Optimus Primavera Sound. Rodriguez não é o primeiro artista a cancelar a sua actuação. Em Abril, foram anunciadas as ausências de Foxygen e Fidlar. No ano passado, também uma outra abalou o cartaz do festival: por "razões de saúde", Björk cancelou a sua presença no festival. Já a chuva, ditou o cancelamento do concerto de Death Cab for Cutie.