Temperaturas vão subir a partir de quarta-feira (apesar da chuva)

Prevê-se uma subida gradual das temperaturas, na ordem dos cinco graus Celsius em Lisboa e no Porto

Foto
MrGrau_2010/Flickr

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a partir de quarta-feira uma subida gradual das temperaturas na ordem dos cinco graus, mas hoje e terça-feira vão ocorrer aguaceiros fracos e neve na serra da Estrela.


A meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse esta terça-feira à agência Lusa que, devido a um sistema frontal, vão registar-se hoje e na madrugada de quarta-feira aguaceiros fracos na zona montanhosa Montejunto-Estrela.


“Hoje [terça-feira] temos períodos de chuva fraca nas regiões montanhosas Montejunto-Estrela e na madrugada de quarta-feira temos uma situação de aguaceiros. A partir daí não se prevê precipitação”, adiantou.

Subida gradual das temperaturas 

De acordo com Patrícia Gomes, a partir de quarta-feira prevê-se uma subida gradual das temperaturas, na ordem dos cinco graus Celsius em Lisboa e no Porto e de seis a sete graus no Alentejo.

“As temperaturas máximas e mínimas vão subir, mas ainda não são para valores muito elevados, de acordo com os dados que temos disponíveis”, declarou.


O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã, períodos de chuva, em geral fraca, até ao início da manhã nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes na região Norte.


A previsão aponta ainda para a possibilidade de queda de neve acima dos 1200 metros, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se gradualmente de noroeste, e sendo moderado a forte no litoral e nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.


No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do início da tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao final da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, sendo moderado a forte no litoral oeste e soprando temporariamente moderado de sudoeste na costa sul do Algarve.


Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco a moderado.
Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 18 graus Celsius, no Porto 16, em Faro 23, no Funchal 21 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 18.