Veio do Japão, mas já está a chegar cá — que o digam os talentosos salt(e)adores do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (em cima) que no dia 16 de Abril aproveitaram para ter uma hora do almoço diferente.
Chama-se "hadoken-ing" ou "hadouken-ing" e deriva, logicamente, do "Hadoken" ou "Hadouken", ataque com uma bola de energia, imortalizado por Ryu e Ken no "Street Fighter" original e por Son Goku no "Dragon Ball" (com um outro nome sonante: "Kamehameha").
A ideia deste meme passa por registar a técnica no momento certo, isto é, com uma pessoa em pose de ataque e as restantes como vítimas do impacto de uma bola de energia imaginária. O truque está no planeamento da fotografia.
Diz o Know Your Meme que a origem já remonta a 2009, mas só em Março deste ano é que se tornou viral uma imagem de uma colegial japonesa e das suas colegas a reproduzir uma outra técnica do "Dragon Ball" ("Makankosappo"). O meme colou, primeiro em torno das jovens japonesas, agora um pouco por todo o mundo, graças, por exemplo, a visibilidade de artigos em sites como BuzzFeed, Reddit e ABC News.
Entretanto, já há variações que chegam até ao poder de asfixia do Darth Vader ("force choke"). Basta espreitar a etiqueta #Vadering. Outro "planking"? Outro "Harlem Shake"? Uma simples forma de celebrar o novo filme do "Dragon Ball"? Só a Internet o dirá.