Voltou a "Restaurant Week". De 14 a 24 de Março, restaurantes de luxo por todo o país vão baixar os preços para ajudar instituições de solidariedade.
O evento já aconteceu em Portugal, mas nunca à escala nacional. Em 2009, a primeira "Restaurant Week" estreou-se em Lisboa e, depois, o projecto estendeu-se ao Porto, Loulé e Cascais.
O sucesso das edições anteriores levaram a organização a alargar o evento a todo o país. Débora Silva, uma das organizadoras, afirma que, entre 2009 e 2012, foram angariados "vários milhares de euros" para causas solidárias.
Segundo Débora Silva, o objectivo do evento é "democratizar o acesso à restauração, contribuindo para a dinamização das cidades, na medida em que promove a vida social à refeição". Para além disso, pretende "aumentar o volume de vendas na época baixa".
Em Portugal, na edição de 2013, a decorrer a partir desta quinta-feira (14) até 24 de Março, vão participar 151 estabelecimentos em cidades de Norte a Sul: Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Braga, Aveiro, Castelo Branco, Bragança, Évora, Guarda, Leiria, Setúbal, Vila Real e Viseu.
Menus completos a 20 euros
Menus completos com entrada, prato e sobremesa vão custar 20 euros, dos quais 1 euro reverte para instituições solidárias. Este ano, a "Restaurant Week" vai ajudar o Movimento Mulheres de Vermelho e a Associação Corações com Coroas.
Segundo Débora Silva, a escolha das duas instituições deveu-se a fatores diferentes. No caso do Movimento das Mulheres de Vermelho, pela sua acção na luta contra as doenças cardiovasculares e, também, porque "integra, actualmente, a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Unesco, como um regime alimentar saudável e promotor da saúde", afirma a organizadora da "Restaurante Week".
Sobre a Associaçao Corações com Coroas, a promotora salienta o seu papel na defesa dos Direitos Humanos "na actual conjuntura de crise e insegurança, com forte potencial para a instabilidade social". Para além desta "Restaurant Week" a nível nacional, as edições do Porto e Lisboa vão manter-se em Maio e Outubro. Débora Silva afirma que o objectivo é, "no total das edições, servir mais do que as cerca de 40 mil refeições servidas em 2012".