Lomoscanner, os rolos dos nossos pais no nosso smartphone

Trata-se de um gadget que permite scanear, editar, imprimir e partilhar os rolos de 35 milímetros que estão a apanhar pó no sótão

Não é de agora o regresso ao rolo e aos encantos da fotografia analógica. Entre os novos seguidores, há puristas, que não querem saber de imitações, e há experimentalistas, que dão tudo por um gadget que ajude a criar um atalho.

No próximo dia 4 de Fevereiro, estará concluído o processo de financiamento de um Smartphone Film Scanner, uma invenção da própria Lomography, "completamente loucos por tudo o que seja analógico", como descrevem na sua primeira experiência Kickstarter. Trata-se precisamente de um gadget que permite de uma forma simples scanear, editar, imprimir e partilhar os rolos de 35 milímetros que estão a apanhar pó no sótão.

"É uma ferramenta perfeita para fotógrafos analógicos e retro-entusiastas", alegam os autores do projecto, que já angariou mais de 195 mil dólares (cerca de 145 mil euros) para a sua causa.

Foto

O objecto portátil usa a câmara nativa de qualquer smartphone juntamente com uma aplicação gratuita (Lomoscanner app compatível com IOS e Android) de forma a conseguir imagens de alta definição de quase todos os géneros de rolos de 35 milímetros, negativos a cores, a preto e branco, rolos de slides e até pequenos filmes analógicos.

Foto

Não é ainda conhecido o preço de mercado do Lomography Smartphone Film Scanner, mas, para já e até ao dia 4 de Fevereiro, um contributo no valor de 50 dólares basta para conseguir um dos primeiros 500 disponíveis.

Sugerir correcção
Comentar