Redes sociais: Linkedin lança incubadora de ideias
LinkedIn aposta na inovação para fazer face à concorrência. Depois da renovação dos perfis, a empresa surge com a [in]cubator, para descobrir e desenvolver novas ideias
Depois da aplicação do Facebook que permite procurar emprego, e da falada concorrência ao LinkedIn por outras plataformas - a maior rede social de profissionais e de negócios decidiu incentivar o empreendedorismo.
Desta vez, a aposta é numa incubadora de empresas interna - [in]cubator -, que vai permitir aos funcionários mais empreendedores a elaboração e apresentação das melhores ideias e projectos empresariais. A ideia é avaliar e concretizar, a cada trimestre, propostas de qualquer funcionário de empresa.
O empreendedor só tem de apresentar a ideia para organizar uma equipa e preparar a apresentação do projecto - o "pitch" - à equipa executiva, responsável pela avaliação.
Os projectos selecionados terão direito a três meses de acompanhamento, pelo co-fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, e pelo CEO da empresa, Jeff Weinr, de maneira a poderem realmente ser concretizados.
A empresa diz, no blog oficial, ver nestes projectos "pequenos investimentos que têm o potencial de se tornar grandes vitórias para a empresa". Até agora, já foram aprovados cinco projectos: um dos quais já está em testes internamente. A próxima fase de apresentação de projectos é já em Fevereiro.
Até lá, pode ser que as ideias propostas ajudem a rede social a ser cada vez melhor, com novas funcionalidades para os utilizadores. A [in]cubator foi uma ideia inspirada no conceito dos "hackdays" existentes no LinkedIn: uma vez por mês, à sexta-feira, os funcionários da empresa trabalham em vários projectos criativos.
Mas também a Google já adotou um método similar. Ideias como o Google News, o Gmail ou o Google Reader são resultado desta abordagem.