Córtex: as curtas estão de volta

A terceira edição do Festival de Curtas-Metragens de Sintra acontece entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro

Foto
DR

Córtex, o Festival de Curtas-Metragens de Sintra está quase aí. De 28 de Novembro a 2 de Dezembro de 2012, no Centro Cultural Olga Cadaval, o evento conta com 18 curtas-metragens em Competição Nacional.

Marcará presença no festival o realizador Antonio Campos e o produtor Josh Mond. Na sessão de abertura – dedicada a Campos, autor de "After School – Depois das Aulas”, estreado em 2009, haverá uma retrospectiva de algumas das curtas-metragens do realizador nova-iorquino.

Organizado e produzido, desde 2010, pela Associação Cultural e Teatral Reflexo, o festival Córtex visa homenagear a formato curta-metragem “pelo qual grandes realizadores iniciaram o seu percurso” e que, “na maior parte dos casos, não estão acessíveis ao grande público”, refere a organização.

Para esta edição foram selecionadas 18 curtas produzidas entre 2011 e 2012 para a Competição Nacional (lista em anexo) e para além das as curtas metragens internacionais: “WallFlower Tango”, Wolfram Kampffmeyer (Alemanha); “Scylla”, Jean Charles Gaudin e Aurélien Poitrimoult (França); “Tenis”, Vladimir Dembinski (Roménia); “Teilchenbeschleunigung”, Simone Catharina Gaul (Alemanha); “À Trois”, Vanessa Clément (França); “Blu”, Constantine Nicolae Tanase (Roménia) e“Argile”, Michaël Guerraz (França).

As obras, exibidas ao longo de cinco dias, concorrem ao Prémio do Júri, constituído pelas actrizes Rita Blanco e Laura Soveral, pela realizadora Teresa Villaverde e pelo crítico de cinema e editor do Ípsilon Vasco Câmara e, ainda, ao Prémio do Público.

A organização anunciou ainda que o Córtex será o primeiro festival português de cinema com uma aplicação para iPhone. O estúdio de design thisislove, que tem a seu cargo o design de comunicação do festival, produziu uma aplicação com todos os conteúdos e informações sobre o festival.

Subscreve os alertas do P3 e avisamos-te quando publicarmos textos para ti

Sugerir correcção
Comentar