Todos já nos deparámos mais do que uma vez com o erro 404 ao pesquisar um página num browser de Internet (Internet Explorer, Firefox, Chrome, Opera, Safari, etc.). O erro 404 é um código de resposta HTTP a um pedido do "cliente" (nós, utilizadores) que indica que conseguiu comunicar com o servidor, mas ou o servidor não conseguiu encontrar a página ou o ficheiro pedido, ou foi configurado para não cumprir o pedido e não revelar a razão.
O projecto NotFound é uma iniciativa que transforma as páginas resultantes do erro 404, ou seja, página não encontrada, em páginas que divulgam informação sobre crianças desaparecidas. Em vez de o utilizador ver o texto habitual relativo ao erro 404 verá a mensagem "PAGE NOT FOUND, NEITHER IS <Nome>" e a fotografia da criança. No site poderá visualizar exemplos de como será mostrada a mensagem ao utilizador.
O projecto foi lançado a 25 de Setembro e foi desenvolvido pela Missing Children Europe (MCE) e pela Child Focus. Tendo-se apercebido de que esta página de erro é uma das páginas mais vistas na World Wide Web e é muitas vezes sinónimo de frustação, viram aqui uma oportunidade para transformar esta janela aberta para lado nenhum numa janela para o mundo. Surgiu assim o NotFound.org, que ganha vida através da instalação de uma aplicação no servidor.
O primeiro dia contou logo com 300 empresas que se registaram para aderir ao projecto. Para quem não tem site onde utilizar esta aplicação pode sempre recomendar a iniciativa à sua empresa ou a um amigo, ou divulgá-la nas redes sociais.