Escolher o padrão, o desenho ou a mensagem e encomendar uma t-shirt personalizada não é novidade nem original, mas Chico Charlesworth e Tom Cavill encontraram uma forma de vender a sua ideia para o mundo inteiro. Para estes dois amigos ingleses, o problema reside na experiência “difícil” em que se pode tornar uma encomenda online.
“Este é um problema que a Helvetitee resolve. Pensa numa mensagem. Escreve-a. Encomenda. Nós escrevemos, compomos a sequência tipográfica e imprimimos em vinil”, pode ler-se no site do projecto. “No funny stuff.”
“A Helvetica foi uma escolha muito deliberada”, explicam ao P3 por e-mail. “É um clássico – provavelmente a fonte mais conhecida do mundo”: há vários sites dedicados, páginas de fãs e, até, um documentário.
“O conceito da Helvetitee é centrado na nossa crença de que Helvetica, em preto, num fundo branco, é um arranjo tão atractivo que quase qualquer combinação de letras ou palavras produz resultados esteticamente agradáveis”, justificam os dois amigos.
Chico, programador de 33 anos, e Tom, designer de interfaces, de 27, partilham a “paixão por tecnologia e startups” e quando se conheceram logo pensaram em trabalhar juntos. Fizeram várias sessões de “brainstorming” e, finalmente, decidiram pela Helvetitee – uma ideia que ambos gostavam e na qual estavam confiantes, contam ao P3 por e-mail.
Juntos precisaram de apenas quatro dias para criar a primeira t-shirt e o projecto foi oficialmente lançado a 10 de Setembro. “O número de visitantes do site e de encomendas tem aumentado diariamente e temos recebido um feedback fantástico”, dizem. As encomendas chegaram a Inglaterra de países como Brasil, Nova Zelândia, Malásia, Estados Unidos da América e até de Portugal. “Um grande número de visitantes tem partilhado as suas t-shirts no Twitter, o que é realmente emocionante.”
A Helvetitee (Helvetica + t-shirt) é sempre branca com letras pretas e custa cerca de 22 euros. É possível encomendar em quatro tamanhos e os portes são grátis para todo o mundo. Para os que preferem surpresas, o site tem várias opções de texto já escolhidas e, ainda, um processo aleatório.
Artigo corrigido às 14h00 de 15 de Outubro.
A palavra "Helvetica" encontrava-se incorrectamente com acento.