O músico inglês Tricky, uma das figuras de proa do trip-hop, regressa a Portugal em Julho para interpretar, na íntegra, o histórico álbum "Maxinquaye", no festival Optimus Alive, no Passeio Marítimo de Algés.
Com Tricky estará a cantora Martina Topley-Bird, que participou na gravação de "Maxinquaye", primeiro álbum do músico, editado em 1995. O concerto está marcado para 14 de Julho, segundo dia do festival, no Palco Heineken.
Tricky passou pelos Massive Attack, tendo participado na composição de "Blue Lines", disco de estreia do grupo, de 1991, um dos discos referência do aparecimento do trip-hop. Só depois se estreou a solo, com "Maxinquaye", que combinava hip-hop, dub e soul.
O álbum vendeu mais de 500 mil cópias por todo o mundo e ganhou o consenso da crítica, chegando a número um no "ranking" da NME (New Musical Express) e garantindo a nomeação para o Mercury Prize em 1995.
Além de Martina Topley-Bird, que se dedicou depois a uma carreira a solo, o disco contava também com a voz de Alison Goldfrapp.
No festival Optimus Alive vão actuar, entre outros, os Radiohead, Cure, Justice, Florence + The Machine, Stone Roses, Buraka Som Sistema, Paus, Metronomy, The Kills e Mumford & Sons.
Artigo actualizado aqui. Por motivos imprevistos, Martina Topley-Bird já não vai acompanhar Tricky. O britânico já não deverá interpretar "Maxinquaye" integralmente.