A crise parece não tirar ânimo à música. O Mexefest, festival de Inverno com 40 concertos no Porto, tem início esta sexta-feira em 10 salas da cidade e, apesar de o jogo de futebol Benfica-Porto ser quase à mesma hora, a organização estima lotação esgotada. Já no que toca aos festivais de Verão, há mais confirmações. Bat for Lashes, Regina Spektor e Alabama Shakes vão ao Super Bock Super Rock, na praia no Meco, em Sesimbra, e os Garbage garantiram presença no festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia.
“Apesar do jogo Benfica-Porto marcado para sexta-feira, estamos com o mesmo ritmo de vendas de bilhetes da edição de Dezembro e essa edição de Lisboa esgotou. Portanto, estou a acreditar que vai também esgotar no Porto”, declarou à Lusa Luís Montez, da organização do festival, acrescentando que dos quatro mil bilhetes disponíveis, a 40 euros, já foram adquiridos “75 por cento”.
O norte-americano Twin Shadow, os portugueses Lacraus e os Ladrões do Tempo, Josh Rouse, Fink, Cass McCombs, King Krule, Niki & The Dove, Norberto Lobo, Norton ou Emika integram os 40 nomes que constituem o cartaz do Mexefest. Os concertos decorrem em 10 salas especiais do Porto, como o Coliseu do Porto, Cinema Passos Manuel, Garagem Passos Manuel, Pitch Club, Teatro Sá da Bandeira, Atneu Comercial, Fnac Santa Catarina, Majestic, Guarany e Maus Hábitos.
Bat for Lashes no Bock Super Rock
A britânica Bat For Lashes e os Alabama Shakes actuam na 18ª edição do Bock Super Rock no dia 5 de Julho, enquanto Regina Spektor sobe ao palco no dia 7 de Julho, o último dia do festival na Herdade do Cabeço da Flauta. Com dois álbuns de originais, “Fur and Gold” (2006) e “Two Suns” (2009), e várias colaborações assinadas em nome próprio, Bat for Lashes, nome artístico de Natasha Khan, tem-se destacado não só entre a crítica, como também entre os seus pares, arrancando largos elogios de nomes como M.I.A. ou Ringo Starr. O concerto na praia do Meco será uma estreia em Portugal.
De regresso a Portugal está a cantora norte-americana de origem russa, Regina Spektor, que em 2010 actuou no Cool Jazz Fest. Ao festival Super Bock Super Rock, Regina Spektor vem apresentar o muito aguardado novo álbum “What We Saw from the Cheap Seats”, que vai chegar às lojas em Maio. Esta semana, a cantora deu a conhecer o single, “All The Rowboats”, que em apenas quatro dias conseguiu quase 50 mil audições no Soundcloud.
Pela primeira vez em Portugal estarão também os norte-americanos Alabama Shakes, uma banda do sul dos Estados Unidos e que tem dado que falar nos últimos meses, muito graças ao single “Hold On”. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e têm o preço de 45 euros (um dia) e 80 euros (três dias).
SBTRKT no Optimus Alive'12
SBTRKT (o nome da banda lê-se Subtract) é a mais recente confirmação para o Optimus Alive'12. Aaron Jerome, nome de nascimento, estreia-se ao vivo em Portugal no Palco Heineken, dia 15 de Julho.
O álbum de estreia dos SBTRKT- também intitulado SBTRKT - foi editado em Junho de 2011 e integrou a lista dos 50 Melhores do Ano para a NME e a Uncut, para além de ter arrecadado o primeiro lugar do top na DJ Magazine.
Entre os restantes nomes confirmados para o Optimus Alive'12 estão Caribou, Florence + The Machine, Justice, Katy B, Lostprophets, Mazzy Star, Metronomy, Mumford & Sons, PAUS, Radiohead, Snow Patrol, The Antlers, The Cure, The Kills, The Kooks, The Maccabees e The Stone Roses.
Garbage no Festival Marés Vivas
Os Garbage são a mais recente confirmação para a 10ª edição do festival Marés Vivas, que se realiza no Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, entre os dias 18 e 21 de Julho. A banda liderada por Shirley Manson actua no dia 19 de Julho, anunciou esta quinta-feira a organização.
Este é assim um regresso dos norte-americanos a Portugal, depois de já terem passado algumas vezes por cá, como por exemplo em 1998, ano em que actuaram na Expo 98. Com novo álbum a ser editado, “Not Your Kind Of People”, que chega às lojas em Maio, os Garbage voltaram à estrada.
Os bilhetes estarão à venda nos locais habituais a partir de sábado, dia 25, e têm o preço de 30 euros (um dia) e 50 euros (quatro dias). A partir do dia 1 de Junho o passe de quatro dias passará a custar 60 euros.
Artigo corrigido e actualizado às 13h42. O anterior título ("Mexefest esgotado, Super Bock e Optimus Alive anunciam novas bandas no Verão") induzia em erro.