Leilão para jovens: prédio por 1 euro no centro de Braga

O leilão vai decorrer esta quarta-feira e destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos que sejam naturais ou residentes no concelho de Braga

Foto
Câmara de Braga quer atrair mais jovens para o centro histórico da cidade

A Câmara de Braga vai leiloar um prédio devoluto localizado no centro histórico por um euro, com o objectivo de “reforçar a aposta” na reabilitação urbana e na fixação de jovens no “coração da cidade”. O leilão vai decorrer esta quarta-feira e destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos que sejam naturais ou residentes no concelho de Braga. 

O vereador do Urbanismo, Hugo Pires, disse à Lusa que esta iniciativa se insere no Programa Estratégico de Reabilitação do Centro Histórico de Braga. O programa visa a requalificação dos edifícios degradados do centro da cidade de modo a atrair mais jovens para viverem nesta "zona nobre" de Braga, explicou.

Este é, de resto, o principal objectivo da organização da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude, a cargo da Fundação Bracara Augusta, à qual o vereador preside. 

O prédio, situado na Rua S. António das Travessas, é propriedade da autarquia e vai a leilão com uma base de licitação "simbólica" de um euro. "A autarquia não pretende ganhar dinheiro com esta iniciativa, mas sim estimular a reabilitação e dar oportunidade a um jovem de se instalar no centro da cidade”, esclareceu Hugo Pires. 

A autarquia disponibiliza o projecto de arquitectura do imóvel, já elaborado e aprovado. “Quem comprar o edifício tem apenas que concluir o processo de reconstrução em 24 meses”, afirmou o responsável. 

A Câmara de Braga “dá mais uma outra ajuda”, acrescentou o vereador, ao “isentar [o comprador] das habituais taxas de obras a reabilitação”. O leilão vai decorrer esta quarta-feira, a partir das 11h30, no edifício da presidência da câmara. “O prédio está devoluto mas bem localizado e as condições de aquisição são únicas”, sublinhou o vereador.