“Podes ter sacado umas gargalhadas, mas isso não faz os teus dentes menos amarelos”

Haverá uma ética na comédia? Steve Coogan diz que sim. Para o britânico, os humoristas "deverão, não só evitar reforçar preconceitos, como desafiá-los activamente"

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Em 2011, o Top Gear recebeu o Most Popular Factual Programme Award dos National Television Awards (NTA) do Reino Unido. No palco James May agradeceu à rapariga que lhes tinha "enfiado" o cabo do microfone pelas calças momentos antes, Jeremy Clarkson limitou-se a dizer que nada de novo tinham feito desde o último prémio e Richard Hammond não se ouviu.

Não vivo sem o Top Gear, sou dos que diz, ainda sem ter chegado ao segundo copo e com a convicção que invejo nos loucos, que é o melhor programa de sempre. Mais do que as questões técnicas, extraordinárias por sinal, aprecio o humor, a sua transgressão e na maioria da vezes a "infantilidade" dos seus apresentadores, seja ao volante de um Saxo, seja quando batem os limites de velocidade num Bugatti Veyron igual ao que o Conan O'Brien se limitou a "vestir" de rato, na sua despedida da NBC.

Nos NTA's de 2007, foi apresentado como "o programa que transformou um tema de poucos num fenómeno de milhões". Mas, mais do que prémios, colecionam polémicas. Destaco o caso "Mexicano" que causou uma crise diplomática e um pedido de desculpas da BBC. Apesar de os comentários nunca esquecerem ninguém — os franceses, muçulmanos, homossexuais, reformados e especialmente o "bébé a bordo" nos carros — e provocarem um encolher de ombros na maioria, neste caso mereceram a resposta pública de um dos seus fãs e convidados preferidos: Steve Coogan.

No "The Guardian", chocado pelo "abuso dos estereótipos e dos clichés" dos apresentadores, Coogan chama a atenção para a ética do humor. Aponta como regra essencial para um humorista a capacidade de "defender e justificar a sua comédia de um ponto de vista moral". "Tal como na vida, o pensar antes de falar" dará essa dimensão ao humor para que melhor funcione como arma contra "a hipocrisia, fraqueza humana e a mesquinhez". Os comediantes não podem ser arrogantes e pomposos, se são esses os alvos obrigatórios do seu humor. "Deverão, não só evitar reforçar preconceitos, como desafiá-los activamente."

Ora, os comentários, considerados pelo embaixador mexicano como "ultrajantes, vulgares e indesculpáveis", seriam "leves" se ditos por Archie Bunker, Lenny Bruce ou George Carlin. Gerado pela prosperidade dos anos 50, apadrinhado por Lenny Bruce, Carlin sorveu os anos 60 e, na década seguinte, define o comediante como uma mistura de comentador social, estrela rock e arauto da verdade. "Não há más palavras. Há maus pensamentos, más intenções e... palaaaaaavras", dizia, e assim conferiu uma dimensão ética ao humor como poucos até então o tinham feito. Essa lição é citada muitas vezes por Steve Coogan e custou a Carlin muitos dias de prisão efectiva. Na década de 70 usava-se a contestação na lapela. Agora, o humor, diz Coogan, surge como "uma reacção pós-moderna ao politicamente correcto e ao excesso de zelo" em que vivemos, contribuindo para que "qualquer imbecil possa evacuar preconceitos".

Este mês, li dois textos: um sobre o Steve Coogan, na "Vanity Fair", e a crónica no P3 sobre Rui Sinel de Cordes. Coogan começou a carreira, com sucesso, como "stand-up" e "imitador". Desistiu porque era "a apoteose da vacuidade (...) um truque impressionante, mas sem sentido". Rui Sinel de Cordes diz: "fartei-me (...) de estar com um grupo a limitar-me no que queria realmente fazer, que era ofender pessoas." Lembrou-me um dos muitos brilhantes diálogos de Steve Coogan com o seu cúmplice de anos Rob Brydon: "Podes ter sacado umas gargalhadas, mas isso não faz os teus dentes menos amarelos."

As séries do Top Gear andam por aí a monte no Discovery Channel, mas este mês vai estrear a série 17... com um ano de atraso.

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