Este texto não é para aqueles meninos do papá (ou da mamã) que mal tiram a carta tem logo um “bêéme” à disposição. É mais para aquela malta sem bago que gostava de ter uma máquina para dar umas voltas e não sabe muito bem como. Para esses, as notícias até nem são más.
Se a guita só der para comprar um chaço usado, a prestações, da idade do recém-encartado, há por aí muitos carrinhos a rondar os 20 anos de existência, em estado aceitável, que custam mais ou menos o preço de um computador portátil. Não são lá muito económicos e a sua pegada ecológica é pouco discreta, mas servem para aquilo que os carros sempre serviram: ir de um lado para o outro e até para dar algum prazer a quem pega no volante (altura em que os passageiros podem ficar assustados).
Também não são grande coisa ao nível da segurança. Se um carro vier, desgovernado, para a vossa faixa de rodagem, é bom que se desviem. Caso contrário, o mais certo é acontecer o mesmo que ao James Dean, mas sem a fama subsequente. Ah, e acreditem: para quem tem pouca experiência de condução não faz mal nenhum um carro usado porque é preciso ganhar experiência e há sempre erros que se cometem.
Melhor ainda é juntar uns cobres e tentar uma coisa nova. E aqui o cenário também já foi pior. Candidatos à compra de automóvel a estrear são um bem cada vez mais escasso e as marcas, habitualmente gulosas na hora de inscrever o resultado final em euros, tiveram de mudar de vida.
Preço relativamente "cool"
Por isso há cada vez mais propostas abaixo dos 10 mil euros e, com 12 mil e tal, já se compra, por exemplo, um Clio, um Mazda2 ou um Micra. Entre as propostas a rondar 10 mil, destaca-se o trio Citroën C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo. Dentro do mesmo género: a dupla Nissan Pixo e Suzuki Alto. Atenção ainda ao Fiat Panda, por ser surpreendentemente prático. Já a fechar, mas não menos interessantes: Chevrolet Spark, Kia Picanto (o mais recente do grupo) ou Renault Twingo (este último vai ser remodelado em breve). E se precisas de mais espaço, não perdes nada em dares uma vista de olhos ao Dacia Sandero.
Para além do preço asseado, estes carros são idóneos, práticos e económicos. Também é suposto não avariarem e custarem pouco a manter. Mas se pensas que estes automóveis mais pequenos no tamanho e no preço não são suficientemente “cool”, fica sabendo que este nicho também atrai o poderoso grupo Volkswagen, que em breve irá lançar o VW Up! e os derivados Seat Mii e Skoda Citigo. Já para não falar na Mercedes, que há muitos anos detém a Smart.
Ou seja, carros pequenos (só no tamanho) são cada vez mais vistos como uma escolha feita por seres humanos inteligentes, com espírito prático e que se estão a borrifar para "snobismos". Diverte-te e acredita que aquela história do conduzam com segurança vale bem mais do que um velho "slogan" gasto: é mesmo muito útil, pois permite que continues a fazer aquelas coisas que todos gostam (fica ao critério da imaginação) sem interrupções abruptas. Além disso, a condução segura também pode ser divertida.