Nem só de Paulo Bento vive o Euro2012 — sim, o Euro2012 está vivo. A marca portuguesa vai estar também no relógio com a contagem decrescente para o início do Campeonato. Vai decorar as cidades anfitriãs, vai estar nas bandeiras e sinaléticas, nos autocarros das equipas e nos eléctricos dos adeptos.
A imagem florida inventada pela Brandia Central vai estar nos equipamentos das 16 equipas — uma elas é a selecção portuguesa — e inclusive nas medalhas de ouro e de prata a entregar aos finalistas do torneio.
A equipa venceu o concurso para o design do Euro 2012 — prova que decorrerá na Polónia e na Ucrânia — graças a uma proposta simples, colorida e eficaz.
"Não é magia, chama-se trabalho", comentou Hélder Pombinho, líder da equipa de designers que se inspirou na "wycinanka", a arte de corte de papel original das zonas rurais da Polónia e da Ucrânia como um culto à fertilidade e à prosperidade. "Mais ou menos o mesmo simbolismo que a espiga tem na nossa cultura", explicou Pombinho (que, ao serviço da Euro RSCG, já tinha estado na origem da campanha para o Euro2004).
Tulipas, bolas e adeptos
Esse foi o embrulho de uma grande encomenda para a UEFA, um cliente exigente que obrigou a uma “longa investigação”. A receita: duas tulipas, as cores das bandeiras dos dois países, bolas de futebol do tamanho de frutos, adeptos estilizados de braços abertos e muita imaginação. "O futebol a florescer em todos os sentidos", junta.
“Esta é uma importante conquista fora de Portugal de uma empresa portuguesa de consultoria em criação e gestão de marcas comprometida com a internacionalização e a afirmação do talento nacional no mundo”, podia ler-se num comunicado da empresa em 2009.
Pertence à Brandia a bíblia do torneio, a identidade do Europeu de 2012. A sua marca estará nas televisões (durante o sorteio, antes e depois dos jogos, etc), nas bolas, em canetas, nos programas, calendários da prova...
Notícia corrigida às 13h25