Quatro recordes nacionais batidos na Madeira
Ana Monteiro, Rafaela Azevedo, Alexis Santos e Tamila Holub animam primeiro dia.
O primeiro dia dos campeonatos nacionais de natação ficou marcado pela queda de quatro recordes nacionais e pela obtenção de vários mínimos para os Europeus, em competição que decorre até domingo nas piscinas olímpicas do Funchal.
Ana Monteiro, nos 200 metros mariposa femininos, Rafaela Azevedo, nos 50 metros costas femininos, Alexis Santos, nos 50 metros costas masculinos, e Tamila Holub, nos 1.500 metros femininos, estiveram em destaque, ao baterem os respectivos recordes nacionais das especialidades.
Nos 200 metros mariposa, Ana Monteiro ganhou com o tempo de 2m10,10s, quebrando um recorde que já durava há quase dez anos, quando Sara Oliveira fez 2m10,14s nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Ana Monteiro obteve ainda os mínimos para os Europeus de Glasgow, em Agosto.
A segunda classificada, Inês Henriques, também conseguiu mínimos, desta feita para os Jogos Olímpicos da Juventude, que vão decorrer em Outubro, em Buenos Aires.
Na prova de 50 metros costas femininos, Rafaela Azevedo obteve igualmente “dose dupla”, ao bater o recorde nacional com o tempo de 29,76 segundos, marca que pertencia a Inês Fernandes, e apurando-se também para os Olímpicos da Juventude.
Na mesma prova, mas masculina, recorde nacional sénior e absoluto para Alexis Santos, que conseguiu a marca de 25,49 segundos, melhorando o anterior registo, que também lhe pertencia (25,54s).
Também Tamila Holub bateu o seu anterior recorde nacional dos 1.500 metros livres, ao nadar em 16m32,05s, assegurando igualmente mínimos para os Europeus de Glasgow, feito também alcançado por Victoria Kaminskaya, que triunfou nos 200 metros estilos femininos em 2m14,47s.
Ainda nos 200 estilos femininos, o resto do pódio esteve em destaque, pois Raquel Pereira conseguiu marcar presença nos Jogos Olímpicos da Juventude, enquanto Luísa Machado, terceira, obteve mínimos para os Europeus de juniores, que irão decorrer em Helsínquia.
Tiago Cordeiro, quarto classificado nos 200 metros mariposa, conseguiu mínimos para os Europeus de juniores e para as Olimpíadas da Juventude, que também vão contar com Jorge Silva, sétimo nessa prova.
Nota ainda para Alexandra Frazão, que triunfou nos 1.500 metros livres juniores e vai participar nos Europeus da categoria.