Rúben Semedo “está tranquilo” mas pede transferência para ala prisional mais calma
O advogado do jogador disse ter apresentado um pedido para que o jogador seja transferido para uma ala mais calma e com maior acesso ao ginásio, “para poder prosseguir a recuperação da lesão”.
O futebolista português Rúben Semedo deverá ser transferido para uma “ala mais sossegada” da cadeia espanhola em que se encontra detido, disse à agência Lusa o seu advogado, Bebiano Gomes.
“Estive com ele hoje de manhã, para lhe levar algumas coisas de primeira necessidade. Estava tranquilo, dei-lhe conta das manifestações de apoio que tem recebido de colegas e do sindicato dos jogadores. É sempre um alento”, referiu o advogado.
Bebiano Gomes disse ter apresentado um pedido para que o jogador do Villarreal seja transferido para uma ala mais calma da Penitenciária de Picassent, “onde possa ter uma alimentação de dieta [sic] e maior acesso ao ginásio, para poder prosseguir a recuperação da lesão”.
A defesa de Rúben Semedo, que está acusado de vários crimes, entre os quais tentativa de homicídio, vai apresentar no prazo legal de cinco dias um recurso da medida de coacção que lhe foi aplicada na quinta-feira. A decisão sobre o recurso, que pretende reverter a prisão preventiva sem possibilidade de fiança aplicada ao jogador, deverá ser posteriormente tomada, no prazo máximo de duas semanas.
Rúben Semedo, que poderá receber visitas no domingo, estará envolvido em outros incidentes graves que estão a ser investigados pela polícia.
Sindicato dos Jogadores manifesta apoio
Entretanto, o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) de Portugal, Joaquim Evangelista, manifestou nesta sexta-feira o “total apoio” ao atleta de 23 anos, que passou pelas camadas jovens do Benfica e Sporting e que presentemente representa o Villarreal
“Conheço o Rúben Semedo. É um jovem que ultrapassou muitas dificuldades para chegar ao patamar desportivo em que se encontra, amigo do amigo, sendo um profissional exemplar na entrega ao jogo e na relação com os seus colegas de profissão”, refere Joaquim Evangelista, em comunicado do SJPF. “Terá todo o apoio de que necessita”, bem como o “direito à sua defesa e presunção de inocência”.
“A vida é cheia de infortúnios, mas o mais importante é recebermos o apoio de que precisamos nos momentos mais difíceis. No que depender do sindicato português e dos homólogos espanhóis, o Rúben terá todo o apoio de que necessita”, conclui presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que já transmitiu aos representantes do jogador total disponibilidade para o apoiar e contactou, inclusivamente, o sindicato espanhol (AFE), que se encontra atento à evolução do processo.
O comunicado do SJPF, do qual Rúben Semedo é associado, reforça que o jogador tem o direito à sua defesa, face às acusações que lhe são imputadas, em respeito pelo princípio da presunção de inocência, e recorda ainda que Rúben Semedo, detido preventivamente e sem direito a fiança, por um tribunal de Líria, “está envolvido num episódio que, além de o afectar no plano pessoal, tem implicações para a sua carreira desportiva”.