Governo desbloqueia 75 milhões de euros para recolha e triagem de resíduos

As candidaturas estavam pendentes há um ano e meio devido à necessidade de se clarificar se o Estado ia prestar apoio financeiro às entidades deste sector.

Foto
adriano miranda

O Governo anunciou esta quinta-feira que conseguiu desbloquear junto da Comissão Europeia uma verba de 75 milhões de euros, destinada ao financiamento de projectos para recolha selectiva e triagem de resíduos, que se encontrava pendente.

"Com a luz verde de Bruxelas vão ser finalmente aprovadas as candidaturas, num montante total de investimento que ascende a 94 milhões de euros", revelou nesta quinta-feira o Ministério do Ambiente em comunicado.

Os processos de candidaturas encontravam-se pendentes há cerca de um ano e meio devido à "necessidade de se clarificar a eventual existência de auxílios do Estado" no financiamento das entidades deste sector.

O Ministério afirma que será agora possível "avançar rapidamente" na aprovação dos projectos de recolha selectiva e triagem de resíduos urbanos, o que contribuirá para atingir as metas estabelecidas para 2020 no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU).

Para o sector dos resíduos, o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) tem disponíveis 230 milhões de euros, que abrangem 23 entidades gestoras, multimunicipais e intermunicipais, segundo a mesma fonte.