Cartão de cidadão: previna-se antes de sair de casa
Preparar-se para enfrentar o sistema pode poupar-lhe várias horas de espera. Usar o computador é a melhor táctica.
Existem algumas tácticas que quem tiver mesmo de tratar do Cartão do Cidadão por estes dias pode usar para minorar irritações provocadas pelos elevados tempos de espera. Já é possível agendar o atendimento presencial com antecedência através do portal do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), ou então pelo telefone. Quem o não fez porque tem pressa e os agendamentos podem ser só para daqui a muito tempo tem como alternativa tirar também online uma senha de atendimento para o próprio dia. Clicando no link das estatísticas do site do IRN é possível saber quais os tempos de espera da última semana (muito embora os critérios de medição usados não discriminem a informação nos períodos superiores a 45 minutos). Pode optar-se entre ficar cinco ou seis horas no centro de Lisboa ou rumar por exemplo à Azambuja, a meia hora de carro da capital, onde na semana entre 17 e 21 de Julho a espera para pedir o documento não ultrapassava os 25 minutos. Na mesma cidade diferentes repartições apresentam demoras desiguais: na delegação do Porto do Departamento de Identificação Civil o tempo de espera para pedir o cartão era naquela altura superior a três quartos de hora, mas baixava para menos de 15 minutos nas conservatórias do registo comercial e predial.
Já em meados de 2014 se tinham registado problemas relacionados com excesso de procura nos serviços que emitem o cartão.