Os truques cinematográficos por trás do vídeo de Kendrick Lamar
Como foram gravadas e editadas algumas das cenas do vídeo Humble.
Algumas das cenas do videoclipe do novo single de Kendrick Lamar – lançado na semana passada – deixaram os espectadores a pensar. O vídeo conta com grande variedade de cenas e, sobretudo, com variadas maneiras de filmagem e edição. Nos comentários do Facebook, Twitter e Reddit, os utilizadores avançavam com teorias sobre a forma como teriam sido filmadas algumas das sequências de Humble, realizado por Dave Meyers e The Little Homies.
Num vídeo de 22 minutos divulgado pelo canal do Youtube Cinematography Database, era explicado o tipo de equipamento utilizado e a montagem das cenas – com base numa entrevista ao director de fotografia de Humble, Scott Cunningham. O vídeo já não se encontra disponível para visualização no Youtube mas o jornal The Independent destacou algumas das explicações mais importantes.
A canção Humble, de Kendrick Lamar, foi lançada na quinta-feira passada. Numa semana, o videoclipe carregado no Youtube conta com mais de 33 milhões de visualizações. Está em sexto lugar nas tendências.
O quarto e novo álbum de Kendrick Lamar deverá ser lançado esta sexta-feira, dia 7.
Sequência rápida e contínua
Para esta cena, foi usada uma câmera-robot – mais especificamente uma Bolt High-Speed Cinebot, fabricada pela Mark Roberts Motion Control, conhecida pela sua rapidez e precisão. Isto significa que a sequência foi gravada sem interrupções e sem ter sido acelerada posteriormente, como aconteceria se o trabalho tivesse sido feito tradicionalmente por um operador de câmara.
Este tipo de câmaras está assente e movimenta-se ao longo de seis eixos. O operador da Bolt tem apenas de introduzir as coordenadas em que quer que a câmara estabilize.
Andar de bicicleta em torno de um pequeno planeta
Este efeito visual foi conseguido através de equipamento de 360º. Para conseguir o efeito, foi montada uma câmara GoPro Omni no guiador da bicicleta em que pedalava Kendrick Lamar, capturando todo o meio envolvente. Aliás, na sombra da bicicleta consegue distinguir-se o suporte da câmara. Depois, ao invés de se criar um vídeo 360º normal, as extremidades foram invertidas e “coladas” para dar a impressão de estar a circular num mini planeta.
Cabeças a arder
Na cena em que Kendrick Lamar aparece com a cabeça em chamas, o fogo não foi criado digitalmente. A forma como Kendrick se encontra quase imóvel sugere que a cena foi gravada em duas partes: uma em que o rapper e figurinos foram filmados sãos e salvos e outra em que foram substituídos por postes (ou tochas) a arder, exactamente na mesma posição em que se encontravam as cabeças. Posteriormente, as duas cenas foram editadas de forma a manter o fogo por cima das cabeças.