Actores Luísa Cruz e José Pinto vencem prémios da Fundação GDA
O júri reconheceu os seus papéis nos filmes As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, e Capitão Falcão, de José Leitão, respectivamente.
Luísa Cruz e José Pinto são os vencedores do IX Prémio Actores de Cinema da Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas. Os vencedores foram conhecidos esta quarta-feira numa cerimónia no Teatro da Trindade, em Lisboa.
O júri do prémio, constituído por António Capelo, Miguel Guilherme e Rita Blanco, atribuiu o prémio de Melhor Actriz Principal a Luísa Cruz pelo papel no segmento As Lágrimas da Juíza no segundo volume do filme As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, e o prémio de Melhor Actor Secundário a José Pinto pela interpretação de Salazar em Capitão Falcão, de José Leitão. Além dos troféus, Luísa Cruz e José Pinto receberam ainda respectivamente três mil e dois mil euros.
Luísa Cruz, actriz profissional desde 1985, trabalha tanto em teatro como cinema e televisão e já ganhou vários prémios. José Pinto fez várias peças de teatro amador e teve algumas aparições na televisão enquanto trabalhava na área das telecomunicações, e depois de se reformar dedicou-se inteiramente à representação.
O prémio da Fundação GDA existe desde 2008 e procura promover o trabalho de actores portugueses em longas-metragens de ficção. Todo o processo é realizado por profissionais da área, ou seja, o prémio é atribuído por actores a actores. Entre os profissionais que já venceram o prémio constam nomes como Maria do Céu Guerra, Paulo Pires, Nuno Lopes ou Dalila Carmo.