Taxistas tentam impedir motoristas da Uber de levar clientes do aeroporto
Os taxistas que se manifestam em Lisboa tentaram hoje impedir motoristas da Uber de levarem clientes da zona do aeroporto, junto de um posto de abastecimento de combustível, presenciou a agência Lusa no local.
A PSP já enviou reforços para o local onde se encontraram grupos de taxistas e de condutores da Uber.
Os taxistas portugueses agendaram para hoje uma marcha lenta em Lisboa, quase seis meses depois de terem feito um protesto idêntico contra a plataforma Uber que juntou centenas de carros na capital.
Em luta contra a regulação, proposta pelo Governo, da atividade das plataformas de transportes de passageiros como a Uber ou a Cabify, os organizadores prometem só arredar pé da Assembleia da República – onde termina a marcha lenta - quando o executivo travar aqueles serviços, que dizem não estar abrangidos pela lei.
As plataformas Uber e Cabify permitem pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros através de uma aplicação para smartphones, mas estes operadores não têm de cumprir os mesmos requisitos – financeiros, de formação e de segurança – do que os táxis.
Cerca de seis mil táxis de todo o país são esperados pela organização do protesto, que começou às 7h com uma concentração no Parque das Nações e seguiu cerca das 9h até à Assembleia da República.