Centro 2020 aprovou mais 200 projectos para empresas da região

Desde que foi lançado o Portugal 2020 a Região Centro já viu aprovados investimentos de quase dois mil milhões de euros. Ás empresas chegaram 120,8 milhões.

Foto
O sector metálico absorveu 31/% dos financiamentos no ultimo lote de apoios aprovados Adriano Miranda

As indústrias de moldes, serralharias e tubos metálicos da região Centro foram as mais dinâmicas a apresentar candidaturas – e a vê-las aprovadas – no âmbito do mais recente pacote de investimentos levado a concurso pelo Programa Operacional (PO) do Centro – Centro 2020.

De acordo com informação divulgada pelo gabinete da gestora do PO Centro, a indústria metálica absorveu 31,7% dos 200 projectos de investimentos recentemente aprovados para empresas da região. Estes 200 projectos correspondem a um investimento de 225 milhões de euros e a um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 126 milhões de euros.

De acordo com a mesma fonte, tratam-se de 167 projectos de Inovação Produtiva (108 milhões de euros), 16 de Empreendedorismo Qualificado e Criativo (dez milhões de euros) e 17 de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (oito milhões de euros). Neste conjunto de projectos, os territórios mais dinâmicos correspondem às Comunidades Intermunicipais (CIM) de Leiria (com 28,4% dos apoios), de Aveiro (com 19,8% dos apoios), do Oeste (com 15,5%) e de Coimbra  (com 12.9%), que representam globalmente cerca de 77% do FEDER aprovado pelo Centro 2020.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, considera que as empresas da Região Centro “estão a cumprir o seu papel e estão a aproveitar esta oportunidade dos apoios comunitários”. “A região só cresce e cria emprego se houver investimento. Neste contexto, o investimento empresarial, sobretudo aquele com perfil inovador e diferenciador e que permite às empresas concorrerem no mercado global, é absolutamente determinante. É precisamente para apoiar este investimento que temos os fundos comunitários”, refere a gestora em comunicado.

Desde que arrancou o Portugal 2020, a região Centro viu aprovados, 2294 projectos empresariais que envolvem um investimento de 1.995 milhões de euros e uma comparticipação FEDER de 992 milhões de euros. Tratam-se de apoios aprovados tanto no âmbito dos programas Centro 2020 como do Compete 2020, programa temático virado para a competitividade e inovação empresarial.

Deste montante aprovado apenas 120,8 milhões de euros é que foi efectivamente transferido para as empresas da região.

Majorações à vista

Nesta lista de 200 projectos aprovados estão candidaturas que já integram as orientações técnicas que foram criadas com a apresentação do mecanismo de aceleração de investimento, que foi apresentado pelo Governo há cerca de três meses: majorar a taxa de subsídio reembolsável em dez pontos percentuais sobre o montante das despesas elegíveis que estavam previstas para 2017 e seguintes, mas que sejam antecipadas para 2016; e majorar em 7,5% pontos percentuais o apoio sobre o montante das despesas elegíveis realizadas em 2016, desde que esta exceda metade do valor programado para 2015 e 2016.

“A atribuição dos prémios só se verificará com a apresentação de pedidos de pagamento por parte das empresas, em limite até ao dia 31 de Dezembro de 2016. Neste sentido, todos os projectos estão potencialmente abrangidos pela majoração do incentivo”, esclarece fonte do Centro 2020 ao PÚBLICO. A mesma fonte recorda que no dia 15 de Setembro encerrou um aviso para Inovação Produtiva para os projectos com uma expectativa de execução rápida. “Todas estes projectos vão aceder automaticamente a uma majoração no incentivo”, esclarece. Mas o número dos processos aprovados ainda não foi avaliado, acrescenta.

Sugerir correcção
Comentar