Jimmy Page nega plágio no caso Stairway to heaven

Julgamento decorre desde quarta-feira em Los Angeles.

Foto
Jimmy Page BRIAN SNYDER/REUTERS

Jimmy Page, o guitarrista dos lendários Led Zeppelin, afirmou esta quarta-feira em tribunal que só há poucos anos ouviu pela primeira vez a canção que é acusado de ter plagiado em Stairway to heavenOs Spirit, um grupo psicadélico de Los Angeles que foi um fenómeno de culto na década de 60 mas nunca teve uma fama internacional comparável à da banda de Jimmy Page e Robert Plant, mantêm que a mítica melodia de guitarra que abre o tema foi decalcada de uma das suas faixas,Taurus, que gravaram em 1968, ou seja três anos antes.

Jimmy Page, 72 anos, cabelo apanhado na nuca e fato preto justo, declarou ter três álbuns dos Spirit na sua colecção de cerca de cem mil vinis e CD. Mas naquela que foi já a segunda sessão do processo o guitarrista declarou também que só se apercebeu de que tinha a faixa Taurus entre os seus discos quando a foi expressamente procurar, depois de o seu enteado lhe mostrar um vídeo da Internet comparando as duas canções: "Eu sabia que nunca a tinha ouvido antes", disse Page, acrescentando que o conceito de comparar as duas canções lhe era "totalmente estranho".

O guitarrista dos Spirit, Randy Wolfe (nome artístico Randy California) nunca processou a banda até à sua morte em 1997, mas uma queixa foi entretanto accionada por Michael Skidmore, que gere o seu património.

Robert Plant, Jimmy Page e o pianista John Paul Jones (o quarto membro do grupo, o baterista John Bonham, morreu em 1980) afirmaram durante a fase de instrução do processo nunca terem tido uma interacção substancial com os Spirit ou escutado a música do grupo. Acrescentaram ainda que a abertura de Stairway to heaven, uma sequência de guitarra em Lá menor, é utilizada em música desde há séculos e que a queixa omite o resto da canção, que dura perto de oito minutos.

Os Led Zeppelin fizeram a primeira parte do concerto inaugural dos Spirit na América a 26 de Dezembro de 1968 em Denver, no Colorado. No entanto, Jimmy Page assegurou na audiência desta quarta-feira que não se lembra de ter visto qualquer concerto dos Spirit nem de alguma vez ter-se encontrado com os membros da banda.

Sugerir correcção
Comentar