Portugal mais perto de garantir três equipas na Champions em 2017/18

País está no sexto lugar no ranking, atrás da França e à frente da Rússia.

Foto
O Sp. Braga é a única equipa portuguesa na Liga Europa e pode ajudar a garantir três lugares na Liga dos Campeões na época 2017/18 Francisco Leong/AFP

Portugal ficou nesta quinta-feira em branco no ranking da UEFA, com as derrotas e eliminações de Sporting e FC Porto, mas os dois concorrentes ao quinto lugar perderam todos os seus representantes na Liga Europa.

A representação lusa segue no sexto posto, com 51,915 pontos, entre a França (52,082), quinta colocada, e a Rússia (51,082), sétima, sendo que acabar no ‘top 6’ vale seis equipas na UEFA em 2017/18, incluindo três na ‘Champions’ – o sétimo fica com apenas cinco e só duas na Liga dos Campeões.

Dos três países em luta, Portugal é agora o único com dois representantes, o Benfica, na Liga dos Campeões, e o Sporting de Braga, na Liga Europa, enquanto França (Paris SG) e Rússia (Zenit) só têm uma equipa, na ‘Champions’.

Nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Benfica está a disputar o acesso aos "quartos" precisamente com o Zenit, tendo vencido na Luz por 1-0, com um golo de Jonas. A segunda mão é em São Petersburgo, a 9 de Março.

Por seu lado, o Paris Saint-Germain também está em vantagem na sua eliminatória com o Chelsea, já que recebeu e bateu os londrinos por 2-1. O embate de Stamford Bridge está também marcado para o nono dia de Março.

Quanto à Liga Europa, o sorteio dos oitavos-de-final, sem restrições ao nível dos cabeças de série ou dos países, está agendado para sexta-feira.

Atrás de França, Portugal e Rússia, segue, no oitavo lugar, a Ucrânia, que está muito longe (42,483 pontos), sendo que está quase a perder o Dínamo de Kiev na ‘Champions’ (1-3 na receção ao Manchester City) e tem apenas o Shakhtar na Liga Europa.

O ranking da UEFA é confortavelmente liderado pela Espanha (97,713 pontos), que ainda tem os seus sete representantes em prova em 2015/16, seguida de Alemanha (77,177), Inglaterra (73,909) e Itália (70,272).