UE prepara empresas para oportunidades no Irão

Com o levantamento das sanções económicas e financeiras surgem oportunidades de investimento e negócio naquele país do Médio Oriente.

Foto
REUTERS/Yves Herman

A União Europeia (UE) está já a preparar as empresas comunitárias para aproveitarem as oportunidades de investimento e negócios no Irão, nomeadamente no sector petrolífero e do gás, depois de terem sido levantadas as sanções económicas e financeiras ao país.

O comissário europeu responsável pela pasta Acção Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, deixou claro, numa mensagem na rede social ‘Twitter’, o interesse da UE em entrar no mercado da energia do Irão.

“O acordo histórico com o Irão abre a porta a uma cooperação energética mais estreita. O trabalho está em curso e haverá próximos anúncios”, declarou o comissário, neste domingo, sem dar mais pistas sobre o assunto.

Também os Serviços de Acção Externa da UE, conscientes de que as empresas estão ansiosas por retomar os negócios com o Irão, estão a actuar com rapidez para resolver todas as questões que podem ser colocadas pelas empresas do espaço comunitário.

O Conselho de Segurança da ONU levantou, no sábado, as sanções ao Irão, depois de a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências para iniciar o acordo nuclear internacional.

No mesmo dia, os Estados Unidos e a União Europeia decidiram levantar as sanções aplicadas ao Irão, logo após a AIEA ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências, entrando em vigor o acordo nuclear assinado em Julho, em Viena.