Carlos César apoia Sampaio da Nóvoa

Presidente do PS não está com Maria de Belém, a sua antecessora no cargo. Já Almeida Santos, presidente honorário do partido, anunciou o apoio a Maria de Belém.

Foto
Daniel Rocha

O presidente do PS, Carlos César, revelou neste sábado que apoia a candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República.

"Creio que a candidatura de Sampaio da Nóvoa tem a distância partidária útil e suficiente, e a proximidade política e estratégica com o PS mais conveniente para um voto consciente de um socialista em Portugal", afirmou César à entrada para a reunião da Comissão Nacional do PS.

O PS deu liberdade de escolha aos seus militantes, depois de entrarem na corrida a Belém várias candidaturas da sua área política. Carlos César já decidiu e apoia Nóvoa.

Duas horas depois do anúncio do actual presidente do partido, outro antigo ocupante do cargo, António Almeida Santos, declarou o seu apoio a Maria de Belém. “Maria de Belém é uma mulher seríssima e está à altura de termos uma mulher Presidente da República. Gostaria muito que ela ganhasse as eleições”, lê-se na declaração enviada pelo presidente honorário do PS.

Em defesa da posição de não apoio oficial do PS a nenhum dos candidatos presidenciais em disputa, o também líder da bancada socialista alegou que "estas eleições presidenciais têm uma tipicidade própria".

"Estamos perante candidaturas que derivam da vontade própria de cada um dos candidatos e o voto também deve ter correspondência individual. Estamos perante uma eleição em que o factor mais importante a ponderar não são os apoios partidários, mas os apoios dos eleitores e a posição de cada uma dos candidatos que não se apresentam em nome de partidos políticos", alegou ainda o presidente do PS.

Carlos César referiu depois que uma das consequências a evitar, havendo mais do que um candidato da área do PS, era uma "fractura" dentro do seu próprio partido. "Não podia ser conduzido um processo fratricida. Nestas circunstâncias, havendo dois candidatos da área do PS, Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, penso que é ajuizado deixar aos militantes e aos eleitores do PS a escolha livre", argumentou ainda.

Apoio "importante", diz Nóvoa
Pouco depois de César ter falado, António Sampaio da Nóvoa considerou que este apoio "é importante e especial" e espelha a "dinâmica vitoriosa" da sua campanha.

"É um apoio obviamente muito importante para mim, que traduz uma realidade que eu já conhecia mas que se afirma publicamente", afirmou à Lusa o candidato, acrescentando que "é um apoio especial, obviamente, pelo papel de Carlos César dentro do Partido Socialista, por ser o presidente do partido, tem obviamente um significado muito grande".

Para Nóvoa, que falava à margem de um almoço de homenagem ao antigo presidente da República Ramalho Eanes, este apoio "confirma aquilo que se está a traduzir hoje, de uma campanha que está a ganhar uma dinâmica vitoriosa e que está a ganhar uma dinâmica, de facto, de ser a única alternativa que existe ao candidato que apelou ao voto em Passos Coelho e Paulo Portas, que é o professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Sampaio da Nóvoa referiu ainda que "vai haver, aliás, muitos apoios de muita gente nos próximos dias".