Google avança com respostas automáticas a emails
Após a chegada de um email à caixa de entrada o sistema avança com três possibilidades de resposta
O Google está a testar uma nova funcionalidade na sua aplicação de email que sugere automaticamente pequenas respostas a mensagens na caixa de entrada. Chamada Smart Reply, a funcionalidade pretende agilizar o processo de resposta a um email num dispositivo móvel, com a possibilidade de até 20 mil frases diferentes, ainda que, nesta fase inicial, de conteúdo básico.
A ideia de Smart Reply é que de uma forma automática um email possa ser respondido com uma curta frase ou se possa compor respostas adequadas que sejam editadas ou enviadas com um simples toque. O objectivo é criar um sistema que evite que o utilizador tenha que escrever uma mensagem de resposta quando pode replicar com apenas algumas palavras.
Segundo o protótipo de Smart Reply, após a chegada de um email à caixa de entrada o sistema avança com três possibilidades de resposta, entre as quais o utilizador faz a sua escolha. O sistema “aprende” a gerar respostas através da análise de emails existentes no Gmail do utilizador.
“O Smart Reply é construído sobre um par de redes neurais recorrentes, um usado para codificar o email de entrada e uma para prever possíveis respostas”, explica o Google num post publicado no seu blogue.
Na primeira parte, cada palavra do email é analisada e é criada uma lista de números, um chamado vector, que capta a essência do que está a ser dito, sem ficar preso à dicção. Numa segunda fase, é sintetizada uma resposta gramaticamente correcta, palavra a palavra, como se estivesse a digitar cada uma delas. “Por incrível que pareça, a operação detalhada de cada rede é inteiramente aprendida, apenas treinando o modelo para prever respostas prováveis”, escreve Greg Corrado, um dos cientistas de investigação da equipa Google.
Quanto mais usada for a nova funcionalidade, mas facilmente o sistema consegue chegar às frases a responder e a mostrar sugestões que se adequem ao que interessa ao utilizador.
A Smart Reply está disponível gradualmente a partir do final desta semana, para iOS e Android, e, para já, as respostas apenas vão ser dadas para emails escritos em inglês.