Apple Music pago por mais de 6,5 milhões utilizadores

Ainda em fase de teste para 8,5 milhões de utilizadores, o serviço de streaming de música está longe dos 20 milhões de subscritores do Spotify.

Foto
Em dois meses, o Apple Music triplicou o número de utilizadores dos pacotes pagos Dado Ruvic/Reuters

Os números foram avançados por Tim Cook numa conferência organizada pelo Wall Street Journal. Após os três meses de utilização gratuita do Apple Music, o serviço de streaming de música foi subscrito por mais de 6,5 milhões de utilizadores, um número ainda longe dos 20 milhões de subscrições conseguidas até aqui pelo concorrente directo Spotify.

O período de teste para os que quiseram espreitar o Apple Music durante três meses ainda não terminou, mas, segundo o presidente-executivo da empresa californiana, além dos assinantes dos dois pacotes pagos do serviço (em Portugal de 6,99 euros e 10,99 euros), 8,5 milhões de pessoas estão a experimentar o stream de música. Adicionando os dois lados, a Apple conseguiu mais de 15 milhões de utilizadores.

Para Cook, estes números demonstram um claro sucesso logo no arranque do Apple Music. “Estou realmente feliz com isso e acho que o caminho é muito bom”, comentou na conferência.

Em Agosto, o Apple Music estava a ser testado por 11 milhões de pessoas, segundo números avançados pela empresa de tecnologia norte-americana, que a 30 de Setembro termina o período gratuito da experiência passando a cobrar a utilização do Music através de dois pacotes mensais.

De acordo com o vice-presidente da Apple e responsável pelo departamento de serviços e software de Internet, Eddy Cue, há dois meses, dos 11 milhões de utilizadores, dois milhões tinham optado pelo plano de família, que permite que até seis pessoas tenham o serviço por 10,99 euros por mês. Os restantes, subscreveram a assinatura individual do Apple Music, que ao fim dos três meses de teste grátis, em Setembro, passa a custar 6,99 euros/mês.

A Apple entrou no mercado de streaming de música em Junho com o lançamento do Music, passando a concorrente directo do líder Spotify ou de outros serviços como o Tidal. Se por um lado se previa que a Apple tivesse sucesso dado os elevado número de utilizadores do iTunes, poderá verificar-se difícil chegar aos números do Spotify, por exemplo.

O serviço de streaming de música sueco está actualmente disponível em 58 países, com mais de 75 milhões de utilizadores activos, dos quais mais de 20 milhões são pagantes, confirmou ao PÚBLICO o director do Spotify para o Sul da Europa, Yann Thebault. Desde o lançamento na Suécia, em 2008, o Spotify já deu à indústria da música mais de 2,6 mil milhões de euros. 

Sugerir correcção
Comentar