Em tempos difíceis, fundador assume liderança do Twitter
Jack Dorsey tem a missão de atrair novos utilizadores para uma rede social que tem crescido a ritmo lento.
Pelo menos um dos critérios de selecção iniciais desclassificava Dorsey à partida: quando começou à procura de um novo executivo para substituir Dick Costolo, o Twitter disse que pretendia alguém que se pudesse concentrar a tempo inteiro na empresa. Dorsey, de 38 anos, fundou e dirige há alguns anos uma empresa de pagamentos móveis chamada Square, à frente da qual se vai manter. No entanto, já era dado há algum tempo na imprensa americana como a escolha mais provável. No Twitter, não terá salário.
O desempenho do Twitter tem desagradado aos investidores. Transformar os cerca de 316 milhões de utilizadores mensais num negócio saudável tem-se revelado uma tarefa difícil. A rede social, conhecida pelo limite de 140 caracteres nas mensagens, tem dificuldades em atrair pessoas à medida que novas redes sociais e serviços de mensagens crescem, como é o caso do Instagram e do WhatsApp (propriedade do Facebook) e do Snapchat. As acções perderam um terço do valor desde que a empresa entrou em bolsa, em Novembro de 2013.
Numa série de mensagens seguidas no Twitter – um artifício comum para quem tenta contornar as limitações de caracteres – Dorsey explicou nesta segunda-feira que a meta é tornar a ferramenta mais simples. “O nosso trabalho daqui para a frente é fazer o Twitter fácil de compreender por qualquer pessoa num mundo, e dar mais utilidade às pessoas que adoram usá-lo diariamente”.
Com aquela declaração, o novo CEO aborda um dos problemas que o Twitter se tem esforçado por resolver: a rede social não é fácil de usar para quem chega de novo e é preciso fazer um investimento de tempo – sobretudo, a escolher que contas seguir de entre milhares de possibilidades – para que se torne útil. Por outro lado, a limitação de caracteres fez emergir uma linguagem própria, recheada de abreviaturas, códigos e formas de interacção que são dominadas pelos utilizadores mais assíduos, mas que podem ser opacas para os estreantes.
No trimestre passado número de utilizadores mensais cresceu 15% em relação ao ano anterior, em parte graças à contabilização das pessoas que lêem as mensagens por SMS, uma funcionalidade que está disponível nos EUA. Apesar do crescimento, os números ficam muito abaixo do Facebook, que tem quase quatro vezes mais utilizadores. “Os nossos resultados do segundo trimestre mostram um bom progresso na monetização, mas não estamos satisfeitos com o nosso crescimento de audiência”, admitiu Jack Dorsey em Junho. Outro dos desafios já reconhecidos pela empresa é fazer com que os utilizadores existentes passem mais tempo na plataforma.
A maioria das receitas da empresa são feitas nos EUA, através da venda de várias formas de publicidade. Os resultados trimestrais indicavam receitas de 502 milhões dólares e um prejuízo de 137 milhões.
A notícia da nomeação de Dorsey caiu bem em Wall Street. Às 17h15, as acções subiam 5,6%, para perto de 28 dólares.