Terminal de cruzeiros do Porto de Leixões abre as portas a visitantes
Este domingo há uma corrida e no sábado, dia 19, as portas abrem-se para o Dia do Porto de Leixões
No início de Julho, um grupo de participantes no Open House já tivera acesso ao novo terminal de cruzeiros, mas o número não terá ultrapassado as 60 pessoas. Para domingo, já há mais de 1500 inscritos na 2.ª Corrida do Porto de Leixões e, tendo em conta que as inscrições podem ser feitas até ao dia da prova, os organizadores esperam atingir os dois mil participantes. O que quer dizer que duas mil pessoas poderão ficar a conhecer o local que se encontra, habitualmente, vedado ao público.
A corrida que decorre na área portuária é organizada pelo Centro de Cultura e Desporto da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em colaboração com a EventSport, e tem duas versões, ambas com partida marcada para as 10h. Quem quiser, de facto, correr, terá um percurso de 10 quilómetros pela frente, com partida e chegada ao Forte de Nossa Senhora das Neves. Quem optar pela caminhada de quatro quilómetros tem a linha de chegada no Novo Terminal de Cruzeiros, onde terá direito a uma visita guiada ao edifício.
A visita tem, este domingo, um preço, já que a inscrição na prova de corrida custa 10 euros e na caminhada seis euros, mas no dia 19 de Setembro, não será mesmo preciso pagar nada para conhecer a estrutura branca e arredondada que tomou conta daquela zona marginal de Leixões. A data assinala o Dia do Porto de Leixões e as celebrações entre as 10h e as 19h são de entrada livre. Além de visitas ao terminal, ao Porto de Leixões e a embarcações, os visitantes serão ainda saudados com insufláveis, animação no cais e a exposição de fotografia Focando o Porto de Leixões.
Quatro concertos vão também animar o dia, com horário marcado ao meio-dia (filme-concerto “A Propósito de Leixões” – Torto), às 15h (Banda Sinfónica da Casa da Música), às 16h (Sons do Douro) e às 19h (Souls of Fire). Para o mesmo dia está ainda agendada a 1.ª Regata do Porto de Leixões”.