Jorge Jesus: “Os grandes vencedores foram os jogadores”

Foto
Jorge Jesus é campeão pela terceira vez Carlos Costa/AFP

Jorge Jesus, treinador do Benfica
“Foi um percurso de humildade. Respeitámos sempre os adversários. Hoje, nos primeiros 45 minutos, podíamos ter saído daqui com 3-0 ou 4-0. Foi dos melhores jogos que o Benfica fez, especialmente a primeira parte. Não fomos eficazes como normalmente somos, mas a equipa teve uma grande qualidade de jogo. Os jogadores merecem. Foram 11 meses em que trabalhámos para ser bicampeões, sabendo que este plantel poderia não ter tanta qualidade como em outros anos. Mas foi um plantel muito unido, como uma família, o que em certos jogos fez a diferença. Todos estão de parabéns, os adeptos estão de parabéns, incluindo a estrutura do futebol. Os grandes vencedores do campeonato foram os jogadores.

“O Benfica foi superior aos adversários porque terminou em primeiro. Houve dois jogos fundamentais [para a a conquista do campeonato]. O jogo do 0-0 na Luz, com o FC Porto e o 1-1 em Alvalade [contra o Sporting]. Tínhamos como estratégia não perder esses dois jogos porque a pontuação com que acabaríamos por ficar dava-nos algum conforto. Foi pena não termos ganho aqui hoje.”

“Temos vindo a crescer. O Benfica, comigo, ganha ou disputa os títulos. Há uma diferença para aqueles que nunca ganham ou nunca chegam a disputar. Hoje vencemos o bicampeonato. Era aquilo que nós queríamos".

"Vencemos uma grande equipa, que é o FC Porto, não tenho dúvidas, tem grandes jogadores, dos melhores pontas-de-lança da Europa, mas o Benfica foi muito melhor como equipa, mais unida e experiente.

Também conquistámos este campeonato pela experiência acumulada ao longo de seis anos, soubemos trabalhar em cima da emoção, da pressão, fomos pragmáticos, e isso foi determinante para ganharmos.

Lima, jogador do Benfica
"Quero agradecer aos adeptos, tivemos dificuldades, mas é merecedor. Desde a quinta jornada que somos lideres, ser bicampeão é fantástico. Foi mais difícil do que a época passada, o Benfica não era bicampeão há 30 anos, a responsabilidade era maior".

Gaitán, jogador do Benfica
"É muito bonito repetir o que fizemos o ano passado, no começo saíram jogadores muito importantes e entraram outros. Ajudámos os que chegaram. Não sei se foi mais difícil, mas o objectivo era ser campeão. Seguro, que quero ser ‘tri’. Estou muito contente por estar cá".


Salvio, jogador do Benfica
"Foi muito difícil, mas conseguimos o título, com a união deste grupo defendemos o título. Claro [que quero ser tricampeão]. Hoje é momento de festejar, na temporada que vem queremos ser novamente campeões".


Jonas, jogador do Benfica
"É o meu primeiro ano, estou muito feliz. Fiz uma grande época, com o apoio dos companheiros e adeptos. Estamos todos felizes por termos conseguido o campeonato”.


Sugerir correcção
Comentar