Número de turistas chineses em Portugal cresceu 49% em 2014

Visitantes gastaram 54 milhões de euros, mais 20 milhões do que em 2013.

Foto
Turistas em Lisboa Nuno Ferreira Santos

Os dados, ainda provisórios, foram compilados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e pelo Banco de Portugal, respectivamente, e foram divulgados por ocasião dos seminários que o Turismo de Portugal promove esta semana em três grandes cidades chinesas.

Em Novembro de 2014, o governo português lançou uma campanha de promoção na China centrada na imagem de "C Luo" (Cristiano Ronaldo, em chinês), a figura portuguesa mais conhecida no país, e o Turismo de Portugal abriu uma representação permanente em Xangai.À semelhança do capitão da selecção de futebol, Portugal apresenta-se como um país "mundialmente famoso" e "cheio de lugares espectaculares", numa mensagem escrita em chinês e impressa em cartazes com a fotografia do jogador.

Segunda economia mundial, habitada por uma vasta população com crescente poder de compra, a China tornou-se também o maior emissor de turistas, ultrapassando os Estados Unidos da América.

Cerca de 109 milhões de chineses – mais 19,5% do que em 2013 – viajaram o ano passado para fora da China continental. A maioria fica-se por Hong Kong e Macau, mas os Estados Unidos, a Europa e a Austrália atraem cada vez mais a nova classe média chinesa.

Os seminários promovidos pelo Turismo de Portugal, com a participação de doze empresas portuguesas do sector e centenas de operadores turísticos locais, começaram na segunda-feira em Pequim, repetindo-se a seguir em Xangai, na quarta-feira, e em Cantão, dois dias depois.A iniciativa ocorre menos de treze meses depois de a Administração Nacional do Turismo da China ter participado, pela primeira vez, na Feira de Turismo de Lisboa, em Fevereiro passado, e que foi considerada "uma demonstração do real interesse dos operadores chineses no mercado português".

Três cadeias hoteleiras portuguesas (Corinthia, Melia e VIP) participam nos seminários em curso na China, com mais nove empresas do setor (GeoStar, Line Up - Portugal Incoming, Osíris: DMC Portugal & Spain, Rdmc Incoming & Outgoing, Spain & Portugal Tours, Supreme Tours, TQ Travel Quality DMC, Wide Travel & Events e Vista dmc).

"Só num dia fizemos cerca de 50 contactos. É um mercado que está a crescer, não há dúvida", disse um dos participantes.