Bombeiros de Felgueiras equipam-se para combater vespa asiática
Júlio Pereira, comandante da corporação e coordenador da protecção civil municipal, explicou que foram adquiridos dois fatos de apicultores, um pulverizador para aplicação de inseticidas e um incinerador a gás. “Assim estamos equipados para procedermos à eliminação dos ninhos com todas as condições de eficácia e segurança”, frisou o comandante.
Júlio Pereira acrescentou que os novos equipamentos já foram usados na destruição de dois ninhos, um trabalho realizado com o apoio do veterinário da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.
“Isto é novo para nós, mas estamos a seguir os procedimentos recomendados”, acrescentou. Para esta segunda-feira, estava anunciada a destruição de um terceiro ninho, na localidade de Sendim. No concelho têm sido sinalizados vários ninhos daqueles insectos, incluindo alguns nas áreas urbanas das cidades de Felgueiras e da Lixa. Alguns foram destruídos pelos proprietários dos terrenos, seguindo algumas indicações da proteção civil.
Há relatos, no concelho, de colmeias de abelhas destruídas pelas vespas asiáticas.
Júlio Pereira disse à Lusa que a preocupação maior nesta fase é acorrer às preocupações dos apicultores e destruir rapidamente os ninhos para evitar que as vespas se reproduzam.
O comandante recorda que as vespas atacam as colmeias, matando as abelhas, para poderem comer o mel. Além dos prejuízos que estão a provocar na apicultura, as vespas estão a matar abelhas que são essenciais para a polinização, factor decisivo na produção de frutos, actividade à qual se dedicam centenas de agricultores no concelho de Felgueiras.