Comissão Europeia destina 1300 milhões à captação de financiamento para PME

Fundos serão usados para facilitar empréstimos e investimento de risco.

Foto
Comissão prevê que empréstimos beneficiem 330 mil empresas Nelson Garrido

O acordo serve de base ao COSME, um programa de incentivos à competitividade das empresas, que tem um orçamento total de 2300 milhões de euros, dos quais 1300 serão alocados até 2020 às PME.

Uma parte do orçamento do COSME servirá de garantia bancária para as empresas que peçam empréstimos. “O impacto é substancial, dado que, devido ao efeito de alavancagem do programa COSME, um euro investido numa garantia de empréstimo possibilita até 30 euros de financiamento às PME. Estas garantias servirão normalmente para ajudar muitas PME que, de outra forma, poderiam não obter financiamento devido à falta de garantias suficientes”, refere a Comissão Europeia, em comunicado.

Bruxelas estima que 330 mil PME possam beneficiar destas garantias e que sejam conseguidos empréstimos num total de 21 mil milhões de euros. O COSME investirá também em fundos de capital de risco, pretendendo que estes venham a financiar 500 empresas, num total de quatro mil milhões de euros.

Em comunicado, o recém-nomeado comissário da Indústria e Empreendedorismo, o italiano Ferdinando Nelli Feroci, lembrou as dificuldades que as PME enfrentam na obtenção de crédito e afirmou que o acordo é um sinal de que a Comissão está “firmemente empenhada em ajudar as PME da União Europeia (UE) a prosperar”.

Estas empresas, referiu, “constituem a coluna dorsal da economia da UE e são responsáveis pela criação de 85% de todos os novos postos de trabalho”.

 

Sugerir correcção
Comentar