"Apesar de muitos terem saudado o regresso de Gervais, nem todos estão contentes com esta decisão", admitiram os organizadores do evento - a Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA) - em comunicado.
No final da gala do ano passado - que consagrou o filme "A Rede Social", de David Fincher - a impressão generalizada foi a de que o actor britânico de 49 anos (tornado famoso com as séries televisivas "The Office" e "Extras") dificilmente voltaria a ser convidado para apresentar os prémios da HFPA.
Logo na apresentação da gala, em Janeiro deste ano, Gervais meteu-se com um actor que não se encontrava na sala. "Esta será uma noite de festa e bebedeira, aquilo a que Charlie Sheen chamaria o seu pequeno-almoço".
Presentes em Beverly Hotel estavam, isso sim, Johnny Depp e Angelina Jolie, protagonistas de "O Turista", que levaram com a piada seguinte: "2010 foi um grande ano para os filmes em 3D: ‘Toy Story', ‘Gru', ‘Tron'... Parece que este ano era todo tridimensional, à excepção das personagens de ‘O Turista'", ironizou Gervais.
O cómico também não poupou Cher, protagonista do musical "Burlesque" - "Queres ir ver a Cher a Las Vegas? Não. Porquê? Porque não estamos em 1975!" -, nem alegadamente John Travolta e Tom Cruise, quando se referiu a um dos filmes ausentes na lista dos nomeados: "‘Amo-te Philip Morris' é um filme em que dois heterossexuais interpretam dois gays, ao contrário de alguns famosos cientologistas"...
Porém, mesmo depois deste festival de humor ácido, a HFPA decidiu agarrar-se a Ricky Gervais.
A cerimónia dos Globos de Ouro terá lugar no dia 15 de Janeiro de 2012 no hotel Beverly Hilton. As nomeações para a 69ª edição dos famosos prémios serão conhecidas em meados de Dezembro.
Os Globos de Ouro - que são entregues desde 1944 - são os prémios mais importantes da indústria do cinema depois dos Óscares. Os vencedores são eleitos por um grupo de cerca de cem jornalistas internacionais que trabalham em Hollywood.