Messi é o jogador mais valioso do mundo

Cristiano Ronaldo valorizou na última época, ao contrário do argentino, mas é Messi que tem o valor de mercado mais elevado, com 216 milhões de euros.

Foto
Messi e Ronaldo são os mais valiosos do mundo Javier Soriano/AFP

O argentino do Barcelona tem um valor de 216 milhões de euros, enquanto Ronaldo se fica pelos 114 milhões. A idade mais baixa de Messi explica a diferença entre os valores dos dois jogadores, diz o CIES. Cristiano Ronaldo tem 29 anos e Lionel Messi vai fazer 27 no final do mês.

O relatório anual do CIES analisa estatisticamente os valores de mercado de jogadores dos cinco principais campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França), associando os valores de transferências anteriores e a sua performance durante a última época.

Ao contrário de Cristiano Ronaldo, Messi desvalorizou cerca de 19 milhões durante a última época, enquanto o avançado do Real Madrid conseguiu juntar quatro milhões de euros ao seu valor de mercado.

O jogador que teve um menor rendimento face ao valor pelo qual foi transferido foi Gareth Bale, que se transferiu do Tottenham para o Real Madrid por 91 milhões de euros, mas que desvalorizou 37 milhões na última época. “Esta conclusão mostra que o Real Madrid pagou claramente acima do necessário para convencer o Tottenham a libertar o jogador”, diz-se no relatório.

Outra das conclusões do estudo é a de que nos principais campeonatos, a força financeira é decisiva. Os campeões das ligas mais importantes são também os que fazem alinhar os jogadores mais caros. O Paris Saint-Germain (20,3 milhões por jogador), o Manchester City (20,1 milhões), o Bayern Munique (11,6 milhões) e a Juventus (11,2 milhões) ganharam as suas ligas, sendo a única excepção o Atlético de Madrid, campeão espanhol com um valor médio de 4,2 milhões de euros por jogador.

O Barcelona é o clube com os jogadores mais valiosos, com um plantel que totaliza 593 milhões de euros, seguido do Real Madrid, com 488 milhões. O Bayern Munique fecha o pódio com um conjunto valorizado em 400 milhões de euros.

Na análise individual da performance dos jogadores das principais ligas europeias (que enquadra a produção e a eficiência na última época), os destaques vão para Gianluigi Buffon, como o guarda-redes mais valioso, Chiellini, também da Juventus, como o melhor defesa central, e Dani Alves, como o lateral com melhores estatísticas.

O médio bósnio da Roma, Miralem Pjanic, destaca-se na zona intermédia, Angel Di María, foi o melhor entre os médios ofensivos, e Cristiano Ronaldo foi o avançado com a melhor performance da época.

Apesar de se concentrar na análise das prestações nos clubes, o relatório permite tirar algumas conclusões em termos de selecções nacionais. “Será bastante difícil marcar um golo ao Brasil”, observa o director do CIES, Raffaele Poli. “De facto, Thiago Silva, Dante, Dani Alves, Maxwell, Marcelo e Maicon estão entre os jogadores com melhores performances nas suas posições”, acrescenta.

“Contudo, a nossa análise também demonstra que os jogadores brasileiros estão menos representados entre os melhores médios e avançados”, nota Poli. Neste sentido, “a Espanha parece ter uma equipa mais completa, contando com pelo menos um jogador no top10 para cada posição”, conclui o responsável.

Os dez futebolistas mais valiosos (em milhões de euros):

1. Lionel Messi (Barcelona) 200,2 – 232,6

2. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) 105,7 – 122,9

3. Luis Suárez (Liverpool) 98,5 – 114,5

4. Eden Hazard (Chelsea) 75,9 – 88,3

5. Neymar Júnior (Barcelona) 62,8 – 73

6. Paul Pogba (Juventus) 60,6 – 70,4

7. Gareth Bale (Real Madrid) 58,4 – 67,8

8. Mesut Özil (Arsenal) 49,2 – 57,2

9. Edinson Cavani (PSG) 48 – 55,8

10. Mario Götze (Bayern Munique) 47- 54,6

Sugerir correcção
Comentar