Limite de idade para entrar na PSP sobe para os 34 anos, e 39 se trabalhar no Estado

Ministério da Administração Interna publicou portaria que altera requisitos de admissão à PSP, como um mínimo de altura. Sinapol diz que portaria é ilegal porque não foi negociada com os sindicatos.

Foto
O limite de idade para entrar na PSP sobe para os 35 anos, mas se o candidato já tiver vínculo ao Estado, pode candidatar-se até aos 40 anos Anteriormente o limite de idade era até aos 30 anos Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
05:22

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A admissão de candidatos à Polícia de Segurança Pública (PSP) vai ter novos requisitos, no sentido de alargar o leque de candidatos. Segundo a portaria publicada nesta quinta-feira em Diário da República, e assinada pela ministra da Administração Interna (MAI), Margarida Blasco, o limite de idade para entrar na PSP sobe dos 30 para os 34 anos, mas se o candidato já tiver vínculo ao Estado pode candidatar-se até aos 39 anos. "Não ter completado 35 anos, ou, no caso dos trabalhadores detentores de vínculo jurídico de emprego público por tempo indeterminado, nas modalidades de contrato de trabalho em funções públicas ou de nomeação, não ter completado 40 anos, em ambos os casos até ao final do ano civil da abertura do concurso."

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.