Centro de acolhimento animal e sombras escolares entre os vencedores do Orçamento Participativo de Cascais
Câmara vai disponibilizar 1,5 milhões de investimentos para a realização dos projectos aprovados.
O período de votação do público encerrou a 5 de Janeiro, mas só hoje os sete projectos vencedores foram anunciados pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, numa cerimónia realizada na Casa das Histórias Paula Rego.
Em votação nesta terceira edição do Orçamento Participativo estavam 26 projectos, que contabilizaram mais de 33 mil votos, naquela que foi a edição mais votada de sempre.
"Este ano triplicámos o número de votos em relação à primeira edição e confirmámos o Orçamento Participativo de Cascais como um dos mais participados do país. Neste momento podemos afirmar que Cascais é um concelho de todos e para todos, mais confiante, mais participante e mais solidário, logo mais forte. Dou os parabéns e obrigado a todos os que ousaram fazer a diferença", afirmou Carlos Carreiras.
A requalificação da pista de atletismo da Escola Salesiana de Manique para realização de treinos, provas e promoção da modalidade com usufruto de toda a comunidade foi o projecto que recolheu mais apoiantes, 7056 votos.
Outras das propostas vencedoras foi a ampliação do refeitório da Escola Secundária IBN Mucana, em Alcabideche, um novo auditório na Escola Frei Gonçalo Azevedo, em São Domingos de Rana, e a requalificação dos espaços de recreio da Escola António Torrado, também na freguesia de São Domingos de Rana.
A construção de coberturas em cinco escolas do Agrupamento de Escolas de Alcabideche e a criação também de uma zona de sombra no recreio da escola básica da Rebelva, no Bairro de São João, em Carcavelos foram outros dos projectos aprovados.
Também em Alcabideche, o Orçamento Participativo 2013 elegeu a criação de um centro de acolhimento e protecção animal no Zambujeiro.
A Câmara de Cascais vai disponibilizar 1,5 milhões de investimentos para a realização dos projectos aprovados, sendo que cada um conta com um tecto orçamental máximo de 300 mil euros.