ZON Multimédia foi o grupo que mais cresceu entre 2007 e 2012
O estudo destaca a ZON Multimédia e dois outros grupos: a Media Capital e a Sonaecom
Já “quanto a indicadores de rendibilidade, o estudo destaca a ZON Multimédia e dois outros grupos: a Media Capital e a Sonaecom, que “mantiveram sempre taxas de rendibilidade positivas”.
Da responsabilidade do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto, o estudo dá conta das várias alterações que ocorreram entre 2007 e 2012 nos principais grupos de comunicação social em Portugal. Os grupos “passaram por processos de reestruturação, geralmente em resposta a quebras significativas de receitas de publicidade e a diminuições das receitas operacionais associadas a determinados segmentos de negócio (como o cinema) e a reduções de tiragens”.
Os três grupos que se destacam no estudo “são significativamente diferentes entre si. Enquanto a Media Capital actua essencialmente na área dos media, com enfoque no segmento audiovisual, a ZON Multimédia e a Sonaecom são grupos centrados no negócio das telecomunicações, revestindo os meios detidos por este último grupo (jornal PÚBLICO e Rádio Nova) um carácter residual”.
“Esta diferenciação é evidente, designadamente ao nível das aplicações de recursos em cada uma das áreas de negócio”, salienta ainda a Universidade Católica, evidenciando que, naquele período, “os grupos Sonaecom e ZON Multimédia realizaram nos segmentos telecomunicações e triple-pay, respectivamente, investimentos médios anuais em activos fixos tangíveis que representam mais de 70% do total dos activos afectos pelo grupo Media Capital em 2012 ao segmento televisão e ultrapassaram em mais de 35% o total dos activos dedicados a esta actividade neste ano, pelo grupo Impresa”.
Já depois do período abrangido pelo estudo da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto, a Zon e a Optimus (empresa do grupo da Sonaecom) concretizaram uma operação de fusão.