PSD "incita" PS a participar nas reformas estruturais
No debate em torno dos cortes que terão de se fazer nas funções sociais do Estado, Montenegro disse pretender "incitar o PS" a dialogar com o PSD para promover as reformas estruturais necessárias.
"Temos de chamar o PS que tem responsabilidades na actual situação e terá responsabilidades no futuro", disse o líder da bancada social-democrata, à margem das jornadas parlamentares conjuntas PSD/CDS, a decorrer na Assembleia da República.
Questionado sobre se as reformas estruturais que o Governo pretende fazer vão conduzir ao Estado mínimo, Montenegro disse ser o único caminho para Portugal não voltar a estar dependente de ajuda financeira externa.
"Se não formos capazes de reformar o que vai resultar é que pouco a pouco temos de nos endividar", disse, defendendo que "o Estado tem de cumprir as suas funções e gastar menos".
O líder da bancada do PSD assegurou que as reformas podem ser concretizadas sem alterar a Constituição. Embora o partido esteja disponível para o fazer, o PS já mostrou rejeitar alterações na Lei fundamental.